Vale a pena terceirizar o TI de empresas de pequeno porte?
A cada dia que passa, é muito comum ver as empresas investindo na terceirização, haja vista os benefícios. No entanto, é comum que a grande maioria das pessoas acredite que isso se destina a empresas de grande porte. Afinal de contas, possuem um capital de investimento maior e, portanto, podem arcar com esse custo. Mas será que é mesmo assim?
Será que terceirizar o TI de empresas de pequeno porte é algo que vale a pena? O grande motivo para essa dúvida é o fato de muitos acharem que o investimento é elevado. No entanto, ao avaliar melhor esse assunto, entende-se que não é bem assim. Afinal de contas, terceirizar o TI de empresas de pequeno porte pode até reduzir os custos. Inclusive, há vezes que a terceirização se torna uma necessidade da empresa, em especial se o intuito é acelerar a transformação digital e ampliar a fatia do mercado.
O que é a terceirização de TI?
Terceirizar o TI de empresas de pequeno porte nada mais é do que a contratação de um time externo ao seu negócio. Ou seja, uma outra equipe é a responsável por fazer uma determinada função na sua empresa, o que ajuda em diversos aspectos. Ter um time dedicado garante manter o foco nas próprias atividades, sem que se tenha grandes preocupações.
A verdade é que terceirizar o TI de empresas de pequeno porte é algo bem amplo, uma vez que abraça uma série de problemas que podem vir a ocorrer no universo da tecnologia, bem como:
- Manutenção;
- Service desk;
- Help desk;
- Consultoria;
- Monitoramento;
- ERP;
- Infraestrutura;
- Criação de sistemas integrados;
- Desenvolvimento de software;
- Desenvolvimento de aplicativos.
Motivos para terceirizar o TI de empresas de pequeno porte
Há diversas razões que fazem com que investir na terceirização de TI em empresas de pequeno porte valha a pena.
Dentre todos elas, podemos citar as seguintes:
1- Custo-benefício
Um dos principais motivos que fazem com que terceirizar o TI de uma empresa de pequeno porte é vantajoso é por conta do custo-benefício.
Sabe aquela história de que apenas empresas de grande porte é que podem arcar com esse tipo de serviço? Esqueça!
A verdade é que, hoje em dia, há diversas empresas com preços muito mais acessíveis e que, ainda assim, serão capazes de atender a sua demanda.
Fora isso, ao colocar tudo na ponta do lápis, você irá ver que o custo-benefício é muito melhor se comparado a outros sistemas.
Mesmo porque, ao ter uma equipe dedicada à área de TI, você irá notar uma melhora significativa dos processos.
Até porque todas as pessoas da equipe estarão preparadas para lidar com qualquer tipo de questão, bem como resolver problemas que possam vir a acontecer.
Não há como deixar de citar o fato de que contratar os próprios profissionais de TI com certeza irá pesar mais no bolso.
2- Determinação no Core Business e na produtividade
Todo negócio tem uma alta demanda, haja vista que envolve todo o gerenciamento do negócio, transformação digital, serviços de infraestrutura, desenvolver softwares e vários outros.
Diante de tudo isso, a empresa não deve perder o seu foco na atividade principal. Por isso, terceirizar o TI de empresas de pequeno porte é vital.
Afinal, faz com que cada profissional possa focar na sua área, de maneira a ser mais eficiente, já que haverá pessoas capacitadas para resolver o problema.
O negócio depende da atividade-fim para que se sustente, mas a terceirização é capaz de economizar todo tempo de gerenciamentos, bem como abrir espaço para demais prioridades.
3- Agilidade
Quando você tem uma equipe que se dedica apenas a área concernente, acaba que os processos se tornam mais ágeis.
Mesmo porque, dessa forma, poderão trabalhar com metodologia que deixa a atividade muito mais ágil, o que gera grandes benefícios para a empresa.
Dentre elas, citamos o scrum, que é um tipo de técnica que consiste em levantar as tarefas no backlog, onde o objetivo é resolver os problemas em poucas semanas.
No entanto, esse é apenas um dos diversos outros exemplos que podem acontecer com a sua empresa, que com certeza irá fazer com que os problemas se tornem menos comuns.
4- Personalização
Outro fator a se levar em consideração ao falar sobre terceirizar o TI de empresas de pequeno porte, é em relação a personalização.
Tenha em mente que o intuito da empresa contratada é resolver os problemas do seu negócio e, portanto, pode personalizar de acordo com a necessidade.
Então, caso queira desenvolver algum software ou aplicativo, com certeza poderá contar com a ajuda de profissionais capacitados.
Afinal, a empresa estará pronta para seguir o escopo que a empresa que os contratou definiu.
5- Segurança
Outro motivo para terceirizar o TI de empresas de pequeno porte é devido a segurança que irá trazer para a sua empresa, bem como em relação ao controle de dados quanto de informações.