Vale a pena ir a um coworking?

O empreendedorismo envolve muitas horas gastas construindo e desenvolvendo seu negócio. Essas longas horas são geralmente passadas sozinhas apenas você, seu computador e seu telefone.

 

O sentimento de solidão pode pesar muito em muitos empreendedores. Quando não há ninguém por perto para você desabafar ou buscar orientação, a pressão pode ser assustadora.

 

As pessoas que trabalham em empregos regulares não entendem sua jornada. Eles acreditam falsamente que o empreendedorismo é divertido e descontraído. Portanto, eles não são ótimas pessoas para conversar sobre as várias pressões com as quais você está lidando.

 

Como um empreendedor que se sente solitário ou que precisa de uma mudança de ambiente, você pode querer estar na companhia de quem realmente conhece suas lutas.

 

Há momentos em que você precisa de incentivo para manter o foco. Outras vezes, você precisa do impulso motivacional que vem de testemunhar o sucesso dos outros, uma experiência que pode fornecer esse impulso competitivo saudável para ajudá-lo a se destacar.

 

Seja qual for o seu motivo para querer trabalhar entre outros empreendedores e freelancers, você deve saber que há um movimento emergente para fornecer ambientes de trabalho comunitários para aqueles que normalmente trabalham sozinhos.

 

 

Por que espaços de coworking?

O coworking é um conceito interessante, que está se tornando cada vez mais atrativo para muitos empreendedores e profissionais independentes. Por quê?

 

Os espaços de coworking permitem que um indivíduo, que trabalha isoladamente, trabalhe novamente entre seres humanos reais.

 

Ficar sentado em seu escritório em casa olhando para o computador pode deixá-lo louco quando não há interação humana real ocorrendo. Às vezes é realmente útil estar na presença de outras pessoas.

 

Embora, como empreendedor, você anseie por independência, os humanos são criaturas naturalmente sociais. Você quer ter certeza de que existem outros trabalhando duro e trabalhando tão duro quanto você. Essa garantia é importante para mantê-lo motivado e engajado em alcançar seus objetivos de curto e longo prazo.

 

Embora, no curto prazo, você provavelmente não esteja trabalhando no mesmo projeto que as pessoas ao seu redor, todos estão trabalhando arduamente para manter o mesmo objetivo maior: independência.

Os benefícios da socialização

Quando as pessoas pensam em socializar no local de trabalho, geralmente pensam em fofocas ou outras conversas que não têm nada a ver com o trabalho real.

 

O que torna os espaços de coworking tão bons é que socializar com outras pessoas criativas e empreendedoras pode realmente levar ao seu avanço inovador.

 

Todos nós temos momentos em que nossos cérebros se sentem esgotados e ficam em branco depois de trabalhar continuamente por algumas horas. Você não pode pensar, e fazer seu trabalho é uma tarefa difícil.

 

Tirar apenas alguns minutos para conversar com um de seus colegas de trabalho – trocando ideias um com o outro – pode levar você a pensar em um nível mais alto. 

 

Envolver-se em uma conversa despreocupada sobre diferentes aspectos do trabalho gera uma faísca na atividade cerebral , que antes era desligada porque seu cérebro parecia sobrecarregado.

 

A oportunidade de estar cercado por indivíduos que pensam da mesma forma e se comunicar diariamente com eles ajuda a criar conexões muito benéficas.

 

Ter ótimas conexões é muito importante como empreendedor, freelancer e trabalhador independente; ninguém pode realmente prosperar por conta própria.

 

As pessoas dependem umas das outras para atingir o sucesso. Mesmo que pareça que somos completamente independentes como freelancers e empreendedores, cada um de nós depende de grandes grupos de pessoas para permanecer engajado e ser pago.

A diversificação da sua rede

Um dos maiores benefícios de um espaço de coworking é a variedade de pessoas reunidas sob o mesmo teto.

 

Ao contrário de um ambiente de escritório tradicional – onde todos os trabalhadores estão realizando tarefas focadas nos objetivos comuns do negócio que os emprega – um espaço de coworking tem muitos indivíduos diferentes, trabalhando principalmente sozinhos, em seus próprios projetos e no trabalho dos clientes.

 

Seus pares podem criar acesso às pessoas que você precisa em sua rede.

Um de seus principais objetivos no espaço de coworking deve ser construir sua rede – desenvolver os relacionamentos que ajudarão sua empresa a prosperar.

 

Por exemplo, imagine que você está construindo um site de produtos de informação com base em conteúdo escrito e converse diariamente com um web designer. O designer menciona um dia que ele tem alguns clientes que estão procurando exatamente o tipo de conteúdo que você está criando.

 

A quem é mais provável que o designer encaminhe o trabalho?

 

A pessoa com quem ele desenvolveu uma boa conexão, que por acaso é você.

Esse tipo de cenário ocorreria se você estivesse sentado em algum lugar isolado, sendo um “trabalhador independente”? Eu duvido muito.

 

Da mesma forma, quando você deseja expandir seu conteúdo escrito para mais web design, quem você contatará?

 

Algumas  pessoas dizem que sua rede é o seu patrimônio líquido.

Estar em um espaço de coworking ativo aumenta o patrimônio líquido da sua rede, porque os empreendedores estão constantemente criando novos contatos e certamente terão alguém em sua rede que precisa de seus serviços ou produtos.

 

E se mesmo depois de todos esses pontos positivos ainda não se convenceu de que um escritório de coworking pode ser positivo para você, pode optar por serviços de endereço fiscal escritório virtual, que garante as mesmas vantagens de um escritório de coworking, sem toda essa interação com outras pessoas, e ainda irá poder manter sua empresa aberta com um local de divulgação e um espaço profissional para realizar suas reuniões quando necessário.