Ordenha mecânica ou ordenha manual: vantagens, desvantagens e principais diferenças?

Leite fresco

Uma coisa é aprender a ordenhar manualmente uma vaca , outra é ordenhar uma vaca usando uma máquina de ordenha. Uma coisa certa é que requer menos trabalho para realmente ordenhar a vaca, mas mais trabalho será envolvido para garantir que a máquina esteja limpa e bem mantida antes e depois do uso.

Entenda como funciona cada processo e quais suas vantagens e desvantagens.

Como é feita a ordenha manual?

Por milhares de anos, a única maneira de os humanos obterem leite de uma vaca leiteira era manualmente, um processo trabalhoso que pode levar até 30 minutos por vaca. Esse processo ainda é usado quando o produtor tem um número pequeno de animais.

Consiste basicamente em higienizar as tetas da vaca e realizar a ordenha com as mãos, fazendo o movimento correto. Os materiais utilizados são, basicamente, um balde, uma peia, um coador e um banquinho para o ordenhado sentar. 

Vantagens e desvantagens

A primeira e talvez a melhor vantagem de ordenhar manualmente suas vacas, cabras ou ovelhas é que você tem um contato mais próximo com o animal. Há algo muito pessoal e satisfatório quando se trata de  ordenhar cabras, vacas ou ovelhas manualmente, e muitos fazendeiros sentem que a experiência é aquela que realmente dá a sensação de que estão em uma fazenda.

Além disso, se você tiver apenas um animal ou dois para ordenhar, a ordenha manual é indiscutivelmente a melhor opção. No entanto, isso não se aplica se você tiver um animal exigente ou se a vaca, ovelha ou cabra produzir uma quantidade considerável de leite.

No entanto, as desvantagens da ordenha manual são consideráveis, especialmente se você for mais velho ou tiver dificuldade em usar as mãos para tarefas como a ordenha.

  • Esforço: O esforço de até mesmo ordenhar uma única vaca pode ser doloroso e certamente cansativo para quem sofre de artrite ou já tem uma certa idade.
  • Leite impuro: mesmo se você usar uma peneira, haverá algum tipo de sujeira, detritos e até mesmo partículas de esterco no leite, o que pode torná-lo menos saudável para você consumir.
  • Consumir tempo: Leva tempo quando se trata de ordenhar ovelhas, vacas ou cabras. O tempo que pode ser usado em outro lugar em sua propriedade ou fazenda.

Como é feita a ordenha mecânica?

Na ordenha mecânica, o leite é retirado das tetas da vaca por um vácuo que é criado dentro do dispositivo do copo, forçando o leite através do canal da teta. O pulsador alterna a pressão, primeiro criando um vácuo (fase de leite) e, em seguida, aplicando ar, o que faz com que o forro flexível do copo se feche e massageie o teto (fase de repouso). 

O processo alternado de leite e repouso é continuado em um padrão rítmico para a saúde das vacas e boa produtividade do leite.

A ordenha mecânica exige um pouco mais do que a ordenha manual, não só em termos de equipamentos mas também com relação aos processos. Entenda como ela acontece passo a passo:

  • Verificação e limpeza da máquina, pois o leite cru tende a secar e grudar nas peças e convidar sujeira e outros objetos estranhos para as diferentes partes da máquina, o que pode acabar contaminando o leite
  • Anexar os tubos e tampas à máquina corretamente. Qualquer um que não esteja conectado corretamente (ou não esteja conectado) não criará uma vedação a vácuo necessária para a ordenha.
  • Colocar a vaca em pé em seu suporte com um pouco de ração, ela precisa estar confortável. 
  • Limpar o úbere para evitar contaminação.
  • Mergulhe as tetas com uma solução de iodo a 70%, espere secar, remova o excesso com um pano limpo e não toque mais nelas.

Vantagens e desvantagens.

Para quem tem uma ou duas vacas, talvez um par de cabras ou ovelhas, a ideia de comprar uma máquina de ordenha pode parecer, à primeira vista, um grande investimento para uma quantidade aparentemente pequena de trabalho. No entanto, existem vantagens consideráveis ​​quando se trata de usar uma máquina.

  • Leite Limpo: Graças à bomba de vácuo que se ajusta firmemente em torno da teta, não há sujeira, resíduos ou esterco que penetre no leite. Tudo o que você precisa fazer é limpar rapidamente a tetina antes de começar e você terá um leite limpo como resultado.
  • Ordenha rápida: como a máquina é portátil, ela é mais fácil e rápida de usar do que a ordenha manual. Uma vez que a máquina é conectada, o ordenador garante que você obtenha mais leite em menos tempo enquanto o animal permanece confortável.
  • Fácil de usar: Isso é particularmente bom para quem tem problemas para usar as mãos, pois a máquina exige muito menos mão-de-obra.

As desvantagens desse processo tem mais a ver com os cuidados necessários com a máquina do que com a própria ordenha em si.