O que é Streetwear: entenda o estilo e veja dicas de looks

Estilo mais despojado

Seu look streetwear está dentro do estilo? Se você está na dúvida com relação a isso, acompanhe esta postagem e aprenda como surgiu o estilo e fique por dentro das dicas dos especialistas para não errar. 

O que é e como surgiu o estilo streetwear?

Primeiramente, vamos entender qual é a história do Streetwear, como e onde ele surgiu. Isso vai fazer você entender que se trata muito mais do que simplesmente uma roupa descolada, ele é uma expressão de moda. 

Os pioneiros desse movimento, lá na década de 80, eram homens. Por isso as primeiras roupas foram confeccionadas pensando no público masculino. Além disso, o estilo seguia a moda dos surfistas. 

Portanto, eram roupas maiores, camisetas despojadas e mais largas. A ideia era ir contra a moda mais refinada e elegante que estava em alta naquela época.  A fórmula era simples: as pessoas usavam camisetas e moletons porque gostavam disso. Este uniforme estava vinculado ao conforto e à auto expressão.

Como outros movimentos culturais importantes, o streetwear cresceu rapidamente e simultaneamente nas principais cidades e regiões do mundo. À medida que cresceu, fortaleceu a cultura negra, que foi pioneira no uso desse estilo e na associação dele ao Rap. 

Quais os principais elementos que compõem o streetwear?

Algumas peças de roupa são indispensáveis para compor o estilo. Veja quais elementos não podem faltar:

Boné streetwear

É impossível pensar em estilos urbanos sem associá-los diretamente ao uso dos bonés. Principalmente os de aba reta, são uma das principais expressões do estilo streetwear.

Por isso, ele é um elemento indispensável. E à medida que o tempo foi passando, o acessório foi se tornando mais democrático, sendo fabricado tanto para homens quanto para mulheres. 

Touca streetwear

Além do boné, a touca também fez a cabeça dos adeptos desse estilo. Principalmente no inverno, homens e mulheres jovens aderem ao uso do acessório para compor o look, seja para o dia ou para a noite.

Principalmente aquelas toucas mais curtas são bastante utilizadas e dão um ar mais sofisticado ao estilo despojado, causando uma mistura de certa forma impactante. A escolha é ideal para o tempo mais frio ou para participações artísticas, por exemplo.

Tênis streetwear

Outro item indispensável para o streetwear! Se a intenção do look é justamente deixar você mais confortável, o tênis é a composição ideal. Existem os mais variados modelos, mas os mais procurados são aqueles maiores e super coloridos.

Algumas pessoas também gostam de usar tênis com cano mais alto, estilo basqueteiras. Eles são confortáveis e estilosos, além de protegerem bem os pés e os tornozelos, o que é bom para a prática de alguns esportes de rua. 

Camiseta T-shirt streetwear

A camiseta é um elemento primordial, que tem algumas especificidades. Ela precisa ser comprida e larga, geralmente corresponde a um ou dois tamanhos maior que as camisetas convencionais. 

Preferencialmente, deve ter estampas despojadas, mas também pode ser lisa e sem qualquer detalhe. Muita gente dá preferência às brancas ou pretas, mas a cor também pode variar de acordo com o seu gosto.

Moletom com capuz streetwear

O moletom com capuz vai ser o toque final que vai garantir o despojado do look. Ele, assim como a camiseta, precisa ser comprido e largo. É uma ótima peça para quem vive em cidades onde o clima costuma mudar rapidamente. 

5 Dicas para montar um look e ficar no estilo

Agora que você sabe quais peças são indispensáveis, vamos às dicas para a montagem do look:

  1. Escolha a peça principal. Normalmente é uma peça que vai dizer quais as outras que podem ser usadas. Por exemplo, escolha o moletom primeiro. Com base nele, decida quais as outras peças.
  2. Veja o conforto do look. Não adianta adotar um estilo que se baseia no conforto e ter peças que não proporcionam isso. Veja se a peça te deixa livre, não te aperta e pode ser usada durante todo o dia sem incomodar.
  3. Escolha os acessórios certos. Nem toda combinação vai dar certo. Tenha sempre peças que conversem entre si para facilitar sua escolha.