10 Doenças que podem causar queda de cabelos

10 Doenças que podem causar queda de cabelos

Considerado a moldura do rosto, o cabelo ainda é considerado um dos atributos mais importantes de uma mulher. Podendo passar vários tipos de mensagens e imagens, como a da mulher moderna, clássica, rebelde, colorida, entre outras, as madeixas são parte da autoimagem e da autoestima de muitas mulheres. 

Justamente por isso, a queda de cabelos pode fazer com que muitas mulheres percam sua autoconfiança, podendo desencadear ansiedade e depressão, por exemplo. No entanto, essa queda pode ser um indicativo de que algo não está certo com o seu organismo. 

Dessa forma, é essencial que caso perceba uma queda acentuada dos fios, procure um médico ou tricologista, o especialista em cabelo. Além disso, confira algumas doenças que podem causar queda de cabelos. 

10 Doenças que podem causar queda de cabelos

Existem vários distúrbios e doenças que podem causar queda de cabelos. Listamos as causas mais comuns para te ajudar a entender mais sobre este problema. Confira. 

Anemia

Ocorrendo com a deficiência de ferro no organismo, a anemia provoca redução na concentração de hemoglobina, que é responsável pelo transporte de oxigênio para o corpo. Como resultado, a pessoa fica cansada, pálida, sem energia e com queda de cabelo. 

Para tratamento, deve-se conversar com um médico, que, normalmente, sugere suplementação de ferro. 

Problemas na tireoide

 A tireoide comanda a produção dos hormônios T3 e T4, importantes para o funcionamento do corpo inteiro. Seja com a alta produção – hipertireoidismo – ou baixa produção – hipotireoidismo –, a alteração causa queda capilar, entre outras alterações, e, por isso, deve receber tratamento médico. 

Síndrome metabólica

Algumas das doenças que podem causar queda de cabelos são as síndromes metabólicas, que é a junção de problemas como diabetes, obesidade e hipertensão. Como a nutrição do organismo é comprometida, o sangue, vitaminas e componentes não são distribuídos de forma correta, inclusive nos vasos capilares, causando a queda. 

Sífilis

Apesar de não ser o sintoma mais comum, alguns casos de sífilis registraram queda de cabelo. A doença, caracterizada por manchas na pele, é sexualmente transmissível. Normalmente, o tratamento é feito com antibióticos. 

Covid-19

Uma das sequelas mais comentadas da Covid-19 é a queda de cabelo. Por ser ainda muito recente, os pesquisadores e cientistas tentam descobrir qual a relação do vírus com o cabelo, mas sabe-se que o estresse e a febre podem afetar a saúde dos fios. 

Problemas intestinais

Assim como na anemia, em que o oxigênio não é distribuído como deveria, causando queda de cabelo, com problemas intestinais, o corpo não consegue absorver os nutrientes que precisa para seu bom funcionamento. Assim, para parar a queda, deve-se entender o motivo da não absorção de nutrientes. 

Doença renal crônica

Ainda não se sabe ao certo o motivo, mas quando os rins deixam de funcionar corretamente, o corpo sofre em vários aspectos, como dores de cabeça, inchaço e náuseas. No entanto, a queda de cabelo também é um dos problemas enfrentados por portadores da doença. 

Ovário policístico

Quando uma mulher tem ovário policístico é porque seu corpo está produzindo muita testosterona (o hormônio masculino), gerando a formação de cistos no ovário. Além disso, os sintomas são crescimento de pelos, menstruação irregular e queda de cabelo, já que a testosterona favorece a alopécia androgenética (tendência genética para perda de fios). 

Micoses

Inflamações no couro cabeludo e fungos podem causar descamação e oleosidade, deixando os fios mais frágeis. Um dos diagnósticos mais comuns é a dermatite seborreica, que pode ser tratada com xampus ou loções. 

Tabagismo

Apesar de não ser uma doença, o tabagismo é a porta para outras doenças, já que enfraquece o corpo com as substâncias tóxicas do cigarro. A droga lícita, além de fazer mal ao pulmão, faz com que os vasos sanguíneos do couro cabeludo degenerem. 

Ainda há outras doenças que podem causar queda de cabelo, como doenças autoimunes. Além delas, doenças psicológicas também afetam o bem-estar e causam disfunções físicas. Assim, o estresse crônico e a depressão provocam alterações hormonais que fragilizam os fios. 

Por fim, para evitar a queda de cabelo ou tratá-la, antes de comprar produtos antiqueda ou fazer receitas caseiras, deve-se procurar o médico e tratar a raiz do problema. O cabelo continuará caindo se o organismo continuar precisando de ajuda. Por isso, faça exames de rotina e siga as recomendações passadas pelos profissionais.