Como e quando realizar a troca de óleo de carros, motos e tratores?

Óleo lubrificante

A dúvida que milhares de pessoas têm é sobre a troca de óleo de carros, motos e tratores, e pensando nisso, decidimos vir aqui falar um pouco mais sobre esse ato, além de citarmos como e quanto deve ser feito.

É de extrema importância que você preste atenção em todos os tópicos e dicas que iremos dar aqui, para poder deixar o seu veículo bem lubrificado, e evitar problemas futuros no motor do mesmo.

Para começar com o pé direito, é essencial que você entenda exatamente para que serve esta lubrificação nos veículos, e por conta disso, falaremos sobre tal tópico logo abaixo.

Para o que serve a lubrificação do óleo em carros, motos e tratores?

Nos veículos, o óleo lubrificante serve para reduzir o atrito que acontece entre as peças dentro do motor, nas quais sem o óleo, acabariam tendo um desgaste extremamente rápido, deixando a manutenção super cara.

Por conta disso, é extremamente essencial que você sempre se atente a troca de óleo do seu veículo, para que assim, você não acabe tendo que arcar com custos maiores caso aconteça uma danificação no motor do mesmo.

Agora que você já sabe para que serve o óleo lubrificante, chegou a hora de você saber quando que esta troca deve ser feita.

Quando deve ser feita a troca de óleo?

A troca de óleo depende do seu veículo, tendo assim, tempos bem diferentes para carros, motos e tratores. Entretanto, logo abaixo você conseguirá observar o tempo certo para fazer a troca de óleo de todos estes veículos citados

Carros

O óleo do carro costuma ter uma boa durabilidade, que obviamente pode acabar variando de acordo com a marca que você compra, entretanto, normalmente a troca de óleo de um carro é necessária somente após 12 meses ou 10 mil quilômetros rodados.

Motos

Já para as motos, esta durabilidade acaba diminuindo um pouco, tendo em mente que é recomendado fazer a troca do óleo de motos a cada 6 meses. Em relação a quilometragem, a mesma costuma variar bastante de acordo com a marca do óleo que você adquirir, entretanto, é recomendável que você verifique o óleo a cada 3 mil quilômetros rodados.

Tratores

Para os tratores não existe uma certa quilometragem certa para ser feita a troca de óleo, entretanto, caso o mesmo esteja sendo utilizado com bastante frequência, é recomendável efetuar a troca de óleo a cada 3 meses.

Como saber o lubrificante ideal?

Agora que você já sabe de quanto em quanto tempo deve ser feita a troca do óleo lubrificante, além da quilometragem, chegou a hora de você saber como escolher o óleo ideal para o seu veículo.

É importante citar que em todos os veículos, o óleo deve ser comprado analisando a viscosidade do mesmo, além de termos que verificar a viscosidade ideal para o nosso veículo dentro do manual do fabricante.

Carros

Como citado, é necessário que você compre o óleo de acordo com a viscosidade que o seu fabricante propôs para o seu veículo, entretanto, os óleos mais utilizados para os carros são: 0W-20, 5W-30, 5W-40, 10W-40 e 20W-50.

Motos

Seguindo as mesmas indicações que os carros, para saber qual é o lubrificante ideal para a sua moto, também é extremamente necessário que você verifique tal informação no manual do fabricante, entretanto, normalmente conseguimos encontrar óleos com estas viscosidades em motos: 10W30 e 20W50.

Tratores

Para finalizar, e seguindo a mesma ideia dos outros veículos, os tratores também necessitam de um óleo com a viscosidade ideal que o seu fabricante pede, entretanto, tais óleos costumam ter as seguintes viscosidades: 10W-40 e 15W-40.

Como e onde devo realizar essa manutenção?

Agora que você já sabe verificar qual é a opção correta de óleo para o seu veículo, chegou a hora de você ver como e onde você deve fazer tal manutenção.

Carros

A troca de óleo para os carros apresentam uma maior facilidade e praticidade, e por conta disso, tal troca pode ser feita tanto em oficinas mecânicas, quanto em postos de gasolina da sua confiança.

Motos

As motos apresentam 3 opções bem divergentes, para que você possa escolher a melhor opção para você realizar a troca de óleo da mesma, sendo elas: por ser um processo mais simples que carros, você pode trocar o óleo da sua moto em casa, sendo necessário verificar o manual do fabricante, em oficinas de moto e até mesmo em postos de gasolina.

Tratores

Por ser um processo um pouco mais complexo que nos carros e motos, é recomendável que você leve o seu trator para algum especialista ou oficina mecânica realizar a troca de óleo do mesmo.

Com isso, pode-se dizer que você já sabe de tudo que é necessário sobre o óleo lubrificante, quando e como trocar o mesmo para manter a saúde do seu veículo.