É obrigatório o uso de adesivos refletivos no capacete?

É obrigatório o uso de adesivos refletivos no capacete?

Você sabe dizer se é obrigatório o uso de adesivos refletivos no capacete? Se não, saiba que você não é o único.

Essa é uma dúvida comum para os motociclistas brasileiros, visto que as exigências quanto aos trajes do piloto são várias.

Contudo, ter esse tipo de informação pode ser muito útil, tanto para garantir sua segurança no trânsito, quanto para evitar levar uma multa por negligenciar as leis.

Então, se quer saber mais sobre isso, não deixe de ler até o final, para não perder nenhum detalhe sobre esse assunto tão importante.

Qual a importância dos adesivos refletivos no capacete?

Antes de responder à questão principal, vejamos qual a importância dos adesivos refletivos no capacete para os motociclistas.

Como todos sabem, a direção defensiva é uma parte importante dos ensinamentos que o condutor deve obter para garantir sua segurança e a segurança dos pedestres no trânsito.

E uma das principais diretrizes desse curso é sempre ver e ser visto, e é aí que os adesivos refletivos entram.

Eles são ferramentas importantes, para que outros condutores vejam o motociclista, especialmente durante a noite, onde a visibilidade é menor.

Além disso, eles são confeccionados com produtos e materiais que reagem à luz. Isso significa que sempre que a luz de um farol bater no capacete, os adesivos vão refletir essa luz, identificando o motoqueiro.

Pode parecer simples, mas esse objeto é capaz de evitar diversos acidentes. Isso pois, a partir do momento que a luz se reflete, os condutores têm ciência que o motoqueiro está passando, evitando colisões, por exemplo.

O uso de adesivos refletivos é obrigatório?

Sim, segundo o Conselho Nacional de Trânsito, o CONTRAN, órgão responsável por regulamentar o uso das roupas, capacetes, viseiras e outros objetos e acessórios de seguranças, o condutor de motocicleta é obrigado, por lei, a ter adesivos refletivos em seu capacete.

Essa lei foi implementada, visando a maior segurança, não só dos motociclistas, mas de outros motoristas e pedestres no trânsito.

Segundo a lei, o capacete deve contribuir para a melhor sinalização de seu usuário, e por isso, deixar de usar esse tipo de acessório pode gerar multas e sanções, previstas em lei, para o condutor da moto.

Durante uma blitz, ou fiscalização por parte das autoridades policiais, o capacete, bem como os adesivos refletivos serão devidamente inspecionados, e caso não esteja de acordo com a lei, o condutor poderá sofrer sanções, como multa, perda da Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, e até retenção ou perda da moto.

Além disso, ter um adesivo refletivo no capacete, de qualquer tamanho, ou em qualquer lugar, pode não ser suficiente para evitar esses transtornos. Isso pois o item precisa seguir as regras, impostas pelo CONTRAN. Veja mais sobre isso a seguir.

Quais as regras do uso de adesivos refletivos no capacete?

Como vimos acima, não basta apenas colocar alguns adesivos com tinta refletiva em lugares aleatórios do capacete. Caso você faça isso e seja parado pela fiscalização, as multas e sanções poderão ser as mesmas que se usa em caso de falta do acessório.

Afinal, o CONTRAN determina algumas regras, quanto a posição, o tamanho e a distância entre os adesivos. Confira mais detalhes:

  • Tamanho adesivo. A lei determina que os capacetes tenham adesivos refletivos com uma superfície total de cerca de 18 cm², e por iss, linhas, formas e outros tamanhos não se permite;
  • Posição dos adesivos. Segundo o CONTRAN, os adesivos refletivos precisam ser posicionados nas laterais, na parte de trás e na frente do capacete, de forma que o motociclista possa ser identificado de qualquer posição;
  • Espaço entre eles. Especificação do Conselho Nacional de Trânsito, é que entre um adesivo e outro, tenha pelo menos um círculo de 4 centímetros de diâmetro, para identificação mais fácil do condutor.

Quanto à cor do item, não existe nenhuma regra específica, mas é necessário que ela seja capaz de refletir a luz branca, mais comum nos automóveis brasileiros atualmente.

Mais algumas regras do capacete do motociclista

Além do uso obrigatório dos adesivos refletivos, os motociclistas devem se atentar a outros detalhes em seu capacete.

O selo de aprovação do Inmetro, por exemplo, deve estar exposto no objeto, de forma legível e identificável.

Esse selo se conquista após o item passar por testes rígidos, que além de averiguar a qualidade e resistência do item, ainda assegura a absorção de impactos em caso de acidentes. Isso aumenta a segurança do condutor.

Utilizar viseira é mais uma das regras para que o condutor não tome multa por infringir as leis de segurança no trânsito.

Agora que você já conhece as leis, e sabe que o uso de adesivos refletivos é obrigatório, inspecione seu capacete para garantir sua segurança no trânsito!