Como Pagar IPVA Parcelado no Detran
Todos os anos os donos de automóveis podem escolher como pagar IPVA tendo duas opções: quitar a dívida de uma só vez ou efetuar o parcelamento da conta.
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é uma cobrança feita pela Secretaria da Fazenda de cada estado, ficando a cargo deles definir as condições de pagamento.
Apesar de poder criar suas próprias regras de como pagar IPVA, a maioria dos estados adota essas duas formas de pagamento deixando que o condutor escolha a forma que fica melhor em seu bolso.
Qual é a Melhor Forma de Pagar o IPVA
Independentemente do Estado onde você esteja, a forma como pagar IPVA será sempre a mesma, o que pode variar é a quantidade de parcelas permitida ou o percentual do desconto para quem efetuar o pagamento em apenas uma parcela.
O IPVA chega sempre no começo do ano junto com algumas outras contas que pesam no orçamento do brasileiro como o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU), para que mora nas cidades, ou Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), para quem mora em áreas rurais, além de matrículas em escolas, material escolar e outros débitos.
Somando essas contas o contribuinte pode definir se fica melhor escolher como pagar IPVA pensando no dinheiro que ele tem no bolso. Se o valor do IPTU for maior do que cabe no seu orçamento, o pagamento parcelado é a melhor escolha. Caso o desconto oferecido seja bom e o cidadão tiver o dinheiro completo do imposto, o pagamento em parcela única será a opção escolhida.
Onde Pagar o IPVA
A dúvida de muitos cidadãos e sobre como pagar IPVA parcelado no Detran, porém o boleto desse imposto pode ser pago em qualquer banco, desde que esteja dentro do prazo estabelecido pelos estados.
Nem mesmo quando o IPVA está atrasado esse pagamento é feito no Departamento de Transito, sendo negociado e parcelado somente junto a Secretaria da Fazenda de seu estado.
Se você está com o IPVA atrasado e quer saber como pagar através de uma negociação saiba que este acordo pode ser feito diretamente no site da Secretaria de Fazenda do seu estado e que muitas delas possuem a opção de parcelar diretamente pela internet.
Consulte a secretaria do seu estado e veja como realizar esse procedimento. Agora se o seu IPVA ainda está no prazo de pagamento, veja como pagar IPVA lendo as instruções do boleto que foi enviado e não perca o prazo para não pagar juros e multas.