Contêiner compartilhado da China: como funciona e dicas de importação

Contêiner compartilhado da China: como funciona e dicas de importação

Um contêiner compartilhado da China é um método de importação de diversos itens. Dessa forma, compreenda que é possível reservar apenas uma parte do armazenamento.

Assim, entenda que você consegue diminuir certos custos e ainda tem qualidade no serviço. Então continue a leitura para saber como esse processo funciona e confira algumas dicas.

O que é um contêiner compartilhado da China?

Atualmente, você deve saber que há uma certa turbulência na logística internacional. Desse modo, compreenda que alguns fretes possuem valores elevados e temos vários contêineres vazios.

Além disso, saiba que é preciso muitas vezes fazer as reservas de navios. Que costumam ser de pelo menos 1 mês e meio. Como resultado disso, você deve entender que o contêiner compartilhado da China é uma ótima alternativa.

Uma vez que consiste na divisão dos espaços internos do contêiner. Nisso, as empresas que se interessarem podem importar os itens necessários. Sem que seja preciso ocupar os 100% para apenas uma organização.

Ou seja, as companhias podem compartilhar o espaço interno, reduzindo algumas despesas. Confira um exemplo abaixo:

  • O contêiner tem espaço interno que alcança os 100%;
  • A empresa A adquire 70%;
  • A empresa B fica com os outros 30% restantes.

Certamente, você consegue ter uma excelente solução de logística. Por certo, compreenda que o contêiner compartilhado da China é bastante interessante.

Um exemplo concreto de contêiner compartilhado da China

A fim de ajudar na compreensão, vamos imaginar um exemplo concreto. Dessa maneira, temos um contêiner com 20 pés. Onde o espaço interno total é de quase 30 metros (cúbicos).

Assim, você terá que ocupar o espaço de acordo com o que a empresa reservou. Vamos supor que a empresa A reservou 21 metros cúbicos do contêiner.

Então, compreenda que a segunda terá direito a ficar com os 9 metros cúbicos restantes. Decerto, os custos compartilhados entre elas são feitos de modo proporcional.

Com isso, quem reservou mais espaço pagará um frete maior. Enquanto que a outra companhia pagará um frete menor. O contêiner compartilhado da China é sem dúvida muito interessante na questão econômica. Ajudando as empresas em suas atividades de importação e sem gastar muito.

Quais são os benefícios do contêiner compartilhado da China?

Primeiramente, você terá uma grande economia financeira. Onde o frete internacional e outras despesas serão divididas. De tal forma que acaba sendo realmente benéfico para todos os participantes.

Vale destacar que um contêiner compartilhado da China até o Brasil custa aproximadamente USD 10 mil. Assim, é importante contar com o serviço que divide tal gasto que é bastante elevado.

Desse modo, compreenda que outra vantagem é o fato de ingressar no próprio comércio internacional. Seja para pequenas, médias ou grandes empresas, é possível que as mesmas participem.

Aliás, caso a empresa não precise de muito volume não tem por que obter o contêiner todo. Por certo, a agregação de valor e a expansão da organização são outros benefícios importantes.

Como é feita a divisão?

Um contêiner compartilhado da China pode ser dividido entre várias empresas. Dessa forma, saiba que é possível que uma companhia não conheça a outra.

De fato, entenda que o processo é feito do seguinte modo:

  • As empresas se comunicam com o agente das cargas internacionais;
  • Indicam que pretendem compartilhar o contêiner;
  • Nisso, solicitam onde a carga deverá ser entregue aqui no Brasil.

Assim, é possível que seja utilizado algum armazém com indicação do agente de cargas. A segunda maneira de fazer a operação consiste em:

  • Uma empresa será a consolidadora (especializada);
  • Fazendo uma indicação se o compartilhamento está disponível;
  • São estabelecidos prazos e também os locais para a entrega.

Desse modo, você terá como planejar todo o processo até que o embarque seja feito. Por isso, o contêiner compartilhado da China é uma ótima alternativa para economizar e contar com um serviço eficiente. Vale ressaltar que nos dois tipos de cenários, todos devem cumprir os prazos.

Quais são os custos do contêiner compartilhado da China?

Logo de início haverá uma cobrança do serviço de compartilhamento. Que deverá ser feito geralmente pelo agente de cargas. Ou mesmo por uma empresa que esteja atuando na função de consolidadora.

Além disso, você terá o frete internacional e também as despesas (portuárias). Ao passo que os gastos são equilibrados mediante a porcentagem de espaço reservado.

Por certo, saiba que isso inclui o contêiner e o próprio armazém. Vale dizer que o contêiner compartilhado da China exige o pagamento dos impostos federais.

De tal maneira que incluem o IPI, COFINS, PIS e II, além do ICMS estadual. Enquanto que temos os honorários do despacho e mais os custos mediante ao deslocamento desta carga.

Conclusão

Ao decidir ingressar no processo é preciso avaliar tudo com antecedência. Já que é preciso verificar o projeto da importação. A fim de conferir se a empresa está apta para tal atividade.

Dessa maneira, compreenda que a ajuda de um profissional pode ser de grande utilidade. Uma vez que irá trazer um direcional para você evitar gastos desnecessários durante a operação. Portanto, contar com um contêiner compartilhado da China é algo econômico e viável.