Como o Machine Learning funciona?
O Machine Learning (aprendizado de máquina) está revolucionando não só o mercado da tecnologia, como também as demais áreas. Entenda como esse mecanismo funciona e seu impacto.
Você pode não saber o que é Machine Learning, mas, provavelmente, já ouviu falar de Inteligência Artificial (IA). Essa tecnologia não é mais apenas fruto de um filme de ficção-científica, já é um fato: as máquinas são capazes de aprender. Ela está muito presente no mercado atual e a tendência é que ganhe cada vez mais espaço. Entenda como o Machine Learning – aprendizado de máquina, do inglês – funciona e como ela pode aprimorar todas as áreas do mercado.
O que é Machine Learning e Inteligência Artificial?
A Inteligência Artificial é uma inovação da computação, que está se desenvolvendo rapidamente, para atender a demanda das suas ferramentas. De forma resumida, a IA consegue analisar infinitos dados e reconhecer padrões de comportamento humano. A partir desse reconhecimento, pode simular a consciência humana e tomar decisões.
O dicionário Oxford Languages define a palavra “computador”, como: máquina destinada ao processamento de dados, capaz de obedecer a instruções que visam produzir certas transformações nesses dados para alcançar um fim determinado. Porém, com a Inteligência Artificial, o computador não precisa de tantas instruções, pois seu aprendizado é autônomo.
Contudo, a IA é um termo que abrange diferentes métodos. O Machine Learning é um dos segmentos da Inteligência Artificial, que reproduz padrões cognitivos humanos a fim de prever o comportamento do cliente e oferecer soluções assertivas.
Esse mecanismo de computação cognitiva é utilizado por empresas para fazer previsões de cenários nas mais variadas áreas e solucionar problemas de forma individual e personalizada, melhorando a jornada do cliente.
O mais atrativo desses sistemas é a capacidade que têm de se aprimorar e melhorar o entendimento da lógica humana sozinho. Com isso, oferecem a eficiência das máquinas e a capacidade cognitiva humana.
Principais diferenças
Os termos “Inteligência Artificial” e “Machine Learning” podem confundir, pois são ligados um ao outro. Porém, vale lembrar que não são a mesma coisa:
- Inteligência Artificial – Sistema que aproxima a tecnologia do raciocínio humano;
- Machine Learning – Vertente da IA, que busca tomar decisões e oferecer soluções para as empresas e seus clientes.
Tipos de aprendizado de máquina
O Machine Learning pode ser programado de três formas diferentes:
- Aprendizagem supervisionada – Insere-se uma quantidade grande de dados para o computador, e ele foca em apurar seus critérios e treinar os algoritmos para classificar dados e prever resultados com precisão;
- Aprendizagem não supervisionada – O computador não possui a mesma quantidade de informações e parâmetros para se aprimorar, mas ele define padrões e os classifica da forma que acredita ser a mais inteligente;
- Aprendizagem por reforço – Nesse formato, trabalha-se com metas, prioridades e regras, o sistema aprende através de tentativas e erros, para descobrir as melhores soluções para diferentes cenários.
Funcionamento do Machine Learning no mercado
Uma matéria da Forbes de 2018, afirma que o Machine Learning impacta o desenvolvimento, o planejamento, a performance e o equilíbrio de produção da indústria. A nova tecnologia consegue considerar fatores que não costumam ser levados em conta por outros métodos e, dessa forma, faz previsões certeiras.
Além de soluções, o aprendizado de máquinas está sendo usado para identificar padrões na relação da sociedade com o consumismo, informação valiosa para empresas oferecerem novos produtos.
Essa etapa da Inteligência Artificial é responsável pela aba “Recomendações para você” da Netflix, pelas indicações de música do Spotify, pelo atendimento ao cliente da Aliexpress, pela detecção de fraudes de cartão de crédito e análise de empréstimo de bancos, como a Nubank.
Benefícios do aprendizado de máquinas para a indústria
Por mais que pareça que as novas tecnologias estejam substituindo o trabalho humano, a realidade é o contrário. Dando espaço para as máquinas realizarem esses serviços, os trabalhadores podem assumir postos que requerem um olhar sensível, dificilmente substituído por computadores, em áreas de gestão, comunicação e criatividade.
Veja as outras vantagens do Machine Learning para o setor industrial:
- Aumento de produtividade;
- Desenvolvimento ilimitado;
- Custos reduzidos;
- Soluções precisas;
- Segurança de dados;
- Melhor atendimento ao cliente.
Devo investir em Machine Learning para a minha empresa?
A conclusão deste artigo é que está na hora de todas as empresas investirem em Inteligência Artificial. Busque uma empresa qualificada para implementar a tecnologia na sua empresa e veja sua rentabilidade crescer rapidamente.