Como advogar no meio digital?
A internet e o meio digital têm influenciado quase todos os campos de atuação e, com o Direito, não foi diferente. Assim, fãs da área podem juntar o melhor dos dois mundos em seus trabalhos diários.
Os advogados especialistas em tecnologia têm amplo conhecimento do ambiente digital. Com isso, têm diversas oportunidades de carreira e atuam nas mais diversas atividades. Mas se você ainda não sabe como advogar no meio digital, confira nossas dicas!
Do que um advogado de tecnologia precisa?
Com a pandemia, muitas empresas precisaram recorrer à tecnologia e à internet para não deixar as contas no vermelho. Alguns por necessidade e outros por gosto, mas todos têm decidido apostar no meio digital.
Para os advogados, a tecnologia também chegou para ajudar, criando os “advogados de tecnologia”. Para trabalhar no meio digital, é preciso sempre estar disposto a aprender, já que os avanços das mídias são rápidos e sempre há algo novo.
Além disso, há até quem se especialize em TI, sendo um advogado de tecnologia da informação. Mas se você não é um aficionado pelos meios digitais, mas quer se modernizar, confira as dicas a seguir.
Estude sobre marketing digital
Se você não quer mudar de área e trabalha com Direito Empresarial, por exemplo, pode usar as mídias sociais para conseguir mais clientes. Isso significa que você poderá falar sobre aquilo que é especialista e ainda conseguir clientes que conhecem e gostam do seu trabalho.
Aposte em consultoria online
Está com poucos clientes ou acha que eles não estão te encontrando? Essa é a confirmação de que você precisa apostar no meio digital. Além disso, uma excelente alternativa é oferecer consultorias online.
Com isso, você poderá ter clientes pelo Brasil inteiro e ainda assim, marcar um horário para cuidar de cada um deles.
Atente-se às novidades
Segundo pesquisa da NordVPN, o Brasil é o 3º país que mais usa as redes sociais. Com isso, se você tem interesse em conseguir grande público, Instagram, TikTok e outras redes são uma boa opção.
Não pense que irá produzir conteúdo “a toa”, o brasileiro passa muito tempo na internet, consumindo também conteúdo informativo. Por isso, trazer questões jurídicas de forma acessível pode fazer de você um advogado muito popular.
O futuro da advocacia é digital?
Não se pode afirmar com toda certeza que no futuro todos os advogados necessariamente precisarão de redes sociais para trabalhar. Mas hoje, o Direito, como muitas áreas, usa a tecnologia a seu favor.
A tendência é que o Direito e a tecnologia passem a trabalhar cada vez mais juntos, justamente por isso, tem-se hoje, mais advogados digitais do que na década passada, por exemplo.
Há, ainda, certa resistência sobre o meio digital porque existe o mito de que a tecnologia acabará com os advogados, substituindo-os. No entanto, essa possibilidade é muito remota, uma vez que cerca de 2% dos estudantes universitários estão cursando Direito.
Ademais, como em outras áreas, a tecnologia veio para agregar e ajudar, não para substituir. É assim que acontece com profissionais do TI, que automatizam alguns processos e têm mais tempo para trabalhar em algo que requeira sua atenção e foco.
Por isso, profissional do Direito, aposte na carreira digital. Você não precisa mudar sua carreira e especialização, apenas aprender sobre o poder das mídias digitais. Dessa forma, poderá mostrar seus conhecimentos a potenciais clientes.
Estar presente no meio digital traz melhora sua reputação, já que quem está presente, é visto. Além do mais, é mais uma oportunidade de se fazer conhecido pelo seu trabalho, passando confiança.
Compartilhe esse artigo com um amigo advogado que também precisa começar a trabalhar no meio digital.