PIS é a mesma coisa que NIS?
O Programa de Integração Social (PIS) é voltado para profissionais do setor privado que possuem carteira assinada e o Número de Identificação Social, mais conhecido como NIS, e para indivíduos que possuem o direito de receber benefícios do governo federal.
Porém, quando uma pessoa que possui inscrição no NIS passa a trabalhar no setor privado e sua carteira é assinada, o seu NIS se transforma em PIS e eles se tornam equivalentes.
Se você quer conhecer mais sobre o PIS, o NIS, a definição de ambos, quem pode receber, as suas diferenças, o passo a passo para encontrar e mais informações relevantes, continue lendo.
O que é PIS?
PIS é o Programa de Integração Social e consiste em um benefício social destinado a profissionais incluídos no programa do governo federal.
O PIS existe desde 1970, e seu número é criado quando o profissional inicia o seu primeiro emprego. Ao fazer parte da empresa, a mesma tem que cadastrá-lo no sistema da Caixa Econômica Federal, que é a instituição bancária responsável pelo pagamento do 13º salário, e que corresponde ao PIS.
Além disso, estão inscritos no PIS todos os profissionais que trabalham em empresas do setor privado, estando ativos ou não.
Por meio do número de identificação do PIS, o profissional pode consultar e sacar benefícios administrados pela Caixa Econômica Federal, incluindo o recebimento do abono do PIS anual, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e seguro-desemprego.
Para receber o PIS, é necessário:
- Fazer parte do programa por, no mínimo, cinco anos;
- Um ano antes ter em média recebido até 2 salários mínimos;
- Ter atuado profissionalmente por 30 dias, seguidos ou não, no ano base;
- Ter informações acerca da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) – essas informações são fornecidas pela pessoa que emprega o funcionário.
O que é NIS?
O NIS é o Número de Identificação Social, concebido pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), realizado pela Caixa Econômica Federal.
Ele é destinado a pessoas que possuem o direito de receber algum benefício social dado pelo governo, como bolsa família, garantia safra, PRONATEC e outros.
Desse modo, o NIS reconhece indivíduos que podem receber esses benefícios, independente de possuir vínculo empregatício.
PIS e NIS são a mesma coisa?
O PIS e o NIS possuem o mesmo número, no entanto, se diferenciam na sua criação.
Dessa forma, o NIS é criado pelo CNIS, que corresponde ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), realizado pela instituição financeira Caixa e tem seu cadastro voltado para pessoas que podem receber algum benefício do Governo Federal.
Já o PIS é voltado para profissionais que trabalham no setor privado e possuem carteira assinada. A inscrição é criada quando o profissional começa o primeiro emprego, e é usado para sacar e consultar benefícios que podem ser conduzidos pela Caixa.
A pessoa que, inicialmente, possui um cadastro no NIS, mas passa a trabalhar com carteira assinada, o seu cadastro se transforma no PIS.
O que é PIS, NIT e NIS?
Após a contratação do funcionário e assinatura da sua carteira de trabalho, o sistema da Caixa gera um número de PIS. Cada indivíduo possui um PIS único, inclusive se o funcionário sair do setor privado e começar a trabalhar no setor autônomo ou público.
O NIT é o Número de Registro do Trabalhador e é concebido também pelo Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Esse número reconhece os profissionais autônomos ou aqueles profissionais que não tiveram carteira assinada.
Por fim, o NIS é um cadastro para identificar as pessoas que podem receber benefícios do governo federal, como o PRONATEC.
O PIS, NIS e NIT possuem o mesmo número de identificação. A diferença reside em como são concebidos e qual é a finalidade de cada um.
Passo a passo para encontrar o número do PIS
Para você que deseja encontrar o número de PIS, siga o passo a passo abaixo.
Se você deseja encontrar o número de PIS através do CPF:
- Entre no site do MEU INSS, essa é uma das formas mais simples de consultar o número de PIS, apenas com CPF. Além disso, você pode saber quanto tempo contribuiu com o INSS;
- Selecione a opção “Entrar”;
- Clique em “Crie sua conta”, escolhendo a opção de usar o número de CPF;
- Informe os dados pedidos, como nome completo, nome da genitora, data de nascimento e CPF;
- Siga as orientações dadas pela plataforma, para confirmação;
- Gere uma senha para o CPF;
- Efetue login com a senha cadastrada;
- Confirme os dados sobre suas contribuições financeiras nos anos anteriores;
- Para encontrar o PIS, selecione a opção “Meu Cadastro” localizado no espaço superior à esquerda, lá você encontra suas informações de usuário, e no local inferior, o PIS.
Através do site CNIS, você também pode encontrar o número do PIS:
- Dirija-se ao site do CNIS;
- Selecione a opção “Cidadão”;
- No local superior da tela, à esquerda, clique em “Inscrição”;
- Selecione a opção “Filiado”;
- Informe seus dados pessoais, nos campos indicados;
- Clique em continuar, e aparecerá uma caixa vermelha com o seu NIT, que é o número do PIS.
Por fim, o número do PIS também pode ser encontrado no cartão cidadão, carteira de trabalho e agências da caixa, desde que esteja portando um documento de identificação com foto e extrato do FGTS.
Conhecia essas informações sobre o PIS, NIS e mais? Compartilhe com amigos e familiares que possuem dúvidas sobre essas questões!