Como resolver desentendimentos entre sócios?
Sabemos que cada ser humano pensa de uma maneira. Mas é importante medir determinadas situações e evitar desentendimentos entre sócios. Quando temos constantes problemas entre os sócios, começa a comprometer a convivência e pode gerar prejuízos para o maior: o negócio em si.
De qualquer maneira, acima de tudo, devemos trabalhar para recortar essas diferenças. Vamos procurar mostrar para você, nos tópicos abaixo, maneiras para se chegar a um consenso.
Dessa forma, podemos resolver as diferenças e propiciar o foco no trabalho e no negócio, de uma maneira mais harmonizada e saudável. Vamos lá?
Desentendimento entre sócios: avaliando a situação
Os conflitos são inerentes à vivência em sociedade. Deparamos constantemente, em nossa rotina, com situações adversas. Podemos discordar de pessoas, de seus atos, de alguma situação, tendo ou não controle da mesma.
Isso tudo faz parte de nossas vidas e nossas relações com o outro. Desse modo, não é um absurdo pensar na possibilidade e existência de conflitos dentro de uma empresa. Isso ocorre em todos os tipos de lugares.
Só não podemos, no entanto, permitir que isso afete a saúde do negócio e que leve a um relacionamento caótico entre os sócios.
Algumas causas comuns para desentendimentos entre sócios são, por exemplo:
- comunicação falha – ao tomar alguma decisão sem anuência de outro ou sem que outro tome conhecimento de tal fato;
- envolvimento no negócio – há situações ou momentos que isso pode ser evidente, onde um dos sócios esteja mais envolvido que outro. Isso pode ser fator para conflitos entre as partes, cobrando maior participação e comprometimento, por exemplo.
- Respeitar autoridades – pode ser uma causa comum a ideia de um sócio atravessar a autoridade que o outro possua, por exemplo, em um determinado setor ou algo a que a ele é atribuído o controle e as decisões.
Em último caso, nos momentos em que mesmo uma mediação do conflito não seja o suficiente, pode-se remeter ao contrato social. Através dele, as partes poderão proceder com a dissolução da sociedade.
Deve-se, assim, avaliar junto às partes contábeis e jurídicas de assessoria, quais as etapas legais a serem realizadas. Dessa forma, poderão agir da forma mais correta, tanto para resolver a situação, no lado legal e financeiro, por exemplo. Como também, para a situação que restará para a empresa atual.
Ferramentas para resolução de conflitos
Pensando nisso, queremos apresentar algumas ferramentas e maneiras para resolver conflitos. São oportunidades de aplicação para corrigir percursos, alinhar conversas e resolver problemas de diversas origens.
Através delas, será possível pensar em problemas de diversas outras formas e chegar em um ponto em comum. Além disso, avaliar desde a origem do problema, para, então, partir para uma argumentação e resolver o cerne da questão.
Gostaria de saber mais sobre algumas dessas ferramentas? Então sigam conosco nos itens abaixo, onde apresentaremos elas, como ideias para resolver desentendimentos entre sócios, como por exemplo:
- uso de um mediador – contrate alguém para assessorar o processo ou coloque alguém de confiança, que seja imparcial. Dessa maneira, será melhor para coordenar todas as conversas e acordos que vão sair;
- incentivar o brainstorming – onde as pessoas têm a liberdade para trazer ideias e discutir sadiamente a resolução do problema. Assim, poderão tratar melhor uma saída para o tema;
- estabelecer a escuta ativa – cada uma das partes do processo deve permitir a exposição total da outra, sem interrupções. Dessa forma, espera-se que haja reciprocidade das partes, facilitando possíveis acordos.
Vantagens da mediação de conflitos
Visto que os desentendimentos entre sócios podem virar a famosa “bola de neve” e refletir em todo o restante da empresa. Não apenas nos produtos e serviços, mas também nos processos, nas pessoas e nos procedimentos, por exemplo. É importante saber educá-los.
Dessa forma, visamos elencar abaixo algumas das principais vantagens decorrentes da mediação de um conflito. São elas:
- menos custos com processos – do ponto de vista legal, evitaria gastos com processos em tribunais para resolução do conflito;
- permite maior cooperação – as partes optam por dialogar e isso já é um bom início. A partir disso, o caminho para resolver as diferenças é encurtado;
- Estimula diversos fatores, como a colaboração, a comunicação, a negociação e dá um ar fresco para o negócio, podendo refletir positivamente em fatores-chave da empresa.
Conclusão
Para a resolução completa de problemas entre sócios, é vital que possamos entender a origem do problema. Além disso, as discussões podem e devem ser incentivadas, desde que não saiam de um determinado nível. É importante que sejam sempre em direção ao negócio, a melhorias, a um brainstorming saudável e que venha apenas a acrescentar.
Esperamos que, com essas ferramentas que apresentamos e as reflexões, você possa tomar melhor controle sobre suas ações. Dessa maneira, será mais fácil lidar com desentendimentos entre sócios, visando a manutenção de um bom ambiente!