Como Funciona o Caução para Alugar Imóvel?
Se você depende do aluguel já sabe que é possível encontrar casas para alugar em cabo frio gamboa de forma fácil, mais fácil do que comprar através de financiamentos, por exemplo, porem a imobiliária sempre pede uma garantia para locar o imóvel, garantias como fiador ou caução.
O fiador é uma pessoa que se dispõe a pagar seu aluguel caso você não consiga realizar o pagamento e através do caução, no qual o locatário dá uma garantia de 3 aluguéis ao locador.
O que é Caução de Imóveis?
O caução de Imóveis é a garantia que o locador não terá prejuízos, caso o locatário não possa realizar o pagamento dos aluguéis.
Consiste basicamente em o locador receber até três alugueis em três formas:
- Cheque Caução
- Depósito Caução
Cheque Caução consiste em dar ao locatário três cheques com o valor dos aluguéis para precauções, já o cheque caução consiste em depositar em uma caderneta de poupança o valor de três alugueis, esta caderneta de poupança é aberta e conjunto entre o locatário e o locador e só pode ser resgatado após o termino do contrato.
Lembrando que tanto os cheque caução quanto o depósito caução só podem ser descontados ou sacados com a autorização do locatário, ou visse versa, ou caso não cheguem em acordo será feito através de sentença judicial. E anda vale ressaltar que este valor devolvido no final do contrato deve estar acrescido de juros no caso de depósito caução.
Devolução do aluguel Caução
Sabendo que o caução é um depósito feito em conta poupança conjunta entre o locatário e o locador, e possui o objetivo de garantir ao proprietário o pagamento do aluguel ou devido a eventuais danos nos imóveis.
Por lei este caução só pode ser resgatado após o termino do contrato, mesmo que o locatário prorrogue o contrato, porem não pode ser estipulado um prazo determinado para a devolução do depósito, porem vale lembrar que se após o termino do contrato restarem pendências, por multas, imóvel danificado ou por falta de pagamentos, os valores serão abatidos no caução.
Caução Aluguel – 6 meses
O caução serve também para em casos de que o inquilino por qualquer motivo deixe de pagar um aluguel, este cheque poderá ser descontado durante o período em que estiver no imóvel, já em casos de quebra de contrato o caução também poderá ser descontado caso o locatário verifique prejuízos juntos ao imóvel.
Porem é valido lembrar que cada contrato de locação possui suas particularidades e que antes de assinar é necessário ler atentamente e estar ciente dos possíveis descontos caso isso esteja em contrato. Um exemplo é contrato de aluguel de 12 meses porem o locatário sai do imóvel com 6 meses, neste caso há multa de rescisão e o locador pode descontar do cheque caução ou do caução feito em conta poupança.
Calculo de Devolução de Caução de aluguel
O valor a ser devolvido ao locatário será o valor caução referente aos três meses depositados, caso seja em poupança ou os cheques devolvidos. Lembrando que se o caução for de deposito em poupança é necessário ser devolvidos todos os reajustes ao locatário, porem este só irá receber o valor integral caso não tenha nenhuma pendência como aluguel atrasado, imóvel danificado e etc…
Nestes casos para saber o calculo exato é necessário saber qual tipo de transação foi feita e se há pendências a serem descontadas junto ao locador. Existem ainda diversas formas de se alugar um imóvel além do tradicional fiador, do caução e etc… basta você ler atentamente o contrato e verificar sempre junto ao locatário ou a um órgão jurídico seus deveres e direitos.