Sistemas de iluminação solar por LED: expectativas versus realidade
À medida que a indústria de iluminação solar evoluiu na última década ou duas, ocorreram muitos avanços e contratempos. Existem muitas expectativas de onde a indústria deve estar e a realidade de onde estamos. Aqui estão algumas das várias expectativas e suas realidades.
Saída de luz
No começo, a solução de luz mais eficiente, especialmente quando se usava energia solar, era a fluorescência compacta. A lâmpada produz mais luz com uma potência muito menor, tornando possível o arranque da iluminação solar.
Agora, com a introdução e os avanços dos LEDs , estamos em uma nova era de iluminação. A saída de luz de um equipamento de LED, especialmente os que utilizam óptica direcional, pode rivalizar com a de qualquer iluminação de estilo antigo. No entanto, ainda parece que estamos presos a essa potência mais alta, melhor teoria da luz. Quanto mais eficiente a iluminação, menor é a potência.
Estamos no ponto em que os LEDs podem produzir acima de 125-150 LpW no espectro de 3-5K CRI . Existem muitos fabricantes por aí afirmando que produzem mais de 200 LpW, mas se você fizer alguma pesquisa, esse não é realmente o caso. Em vez disso, observar a saída de luz a longo prazo fornece uma ideia mais precisa do que esperar ao longo do tempo.
A saída de luz de uma luz solar aumentou exponencialmente, mas ainda estamos vendo o mercado de LED evoluir. O que é 50 Watts em uma lâmpada CFL não é o que era um LED de 50 Watt há 5 anos e certamente não será o que é atualmente daqui a 5 anos.
À medida que as coisas evoluem, nossa concepção de iluminação também precisa evoluir. A melhor maneira de determinar a saída de luz de uma luz solar LED é fazer com que um engenheiro faça um layout de iluminação para atender à necessidade de um projeto. Apenas escolher uma potência, porque é isso que você está acostumado a fazer, não ajuda, mas prejudica apenas a indústria de iluminação LED solar.
Armazenamento
O armazenamento solar é a chave para qualquer sistema solar fora da rede, especialmente na indústria de iluminação. A capacidade de armazenamento deve sempre levar em consideração o local da instalação, as condições climáticas locais e a quantidade de sol disponível.
Muitas empresas usam “controles inteligentes” que diminuem a emissão de luz quando a capacidade de armazenamento começa a diminuir, e isso nem sempre é aparente na descrição do sistema de iluminação. Essa é uma maneira de reduzir custos e fornecer um sistema menor a um custo menor e adicionar passivos. As opções de controle padrão devem ser usadas para a maioria das aplicações e todos os controles devem ser claramente entendidos pelo usuário final, bem como expressos de forma transparente pelo fabricante.
Várias opções de armazenamento também estão disponíveis, mas manteremos as baterias de lítio e AGM / GEL. As baterias AGM e GEL são comprovadas em campo há anos e podem manter suas garantias. As baterias de lítio, por outro lado, não foram comprovadas em campo e funcionam apenas conforme indicado em condições ideais. Se uma bateria de lítio ficar muito quente ou muito fria, a taxa de falhas aumentará exponencialmente. As baterias AGM e GEL operam eficientemente em uma variedade de condições climáticas e podem ser facilmente configuradas para compensar instalações em climas frios ou QUENTES.
A vida útil é prolongada apenas alguns anos e os custos não diminuíram o suficiente para garantir a instalação do lítio na maioria das aplicações. Sim, essas baterias são muito menores e mais leves, mas geralmente são projetadas para serem totalmente descarregadas em um dia ou dois, com pouco ou nenhum backup, pois é para isso que a bateria de lítio é projetada. Em vez disso, ainda é necessário fornecer bastante backup, independentemente de você estar usando as tecnologias lítio ou AGM / GEL.
Eficiência do painel
Os painéis solares começaram a ser produzidos em massa na década de 1960 e tinham uma enorme eficiência de 14%. Em 1992, tinha quase 16% de eficiência. A maioria dos painéis vendidos hoje possui apenas 17-22% de eficiência; no entanto, desde o aumento da pesquisa e uso de energia solar, estão começando a ser desenvolvidos painéis com maior índice de eficiência. Cada porcentagem de um aumento é enorme e reduz o custo total da energia solar a cada salto.
As pesquisas ainda estão em andamento e sempre procurando uma maneira de tornar os painéis mais eficientes para gerar mais energia no mesmo espaço. À medida que esses avanços ocorrem, a maioria das empresas de energia solar se move com elas para fornecer sistemas de iluminação solar mais eficientes. Essa é uma progressão muito mais lenta e leva anos para ver apenas um aumento de alguns por cento na eficiência do painel.
Essas eficiências aumentadas também fornecem um custo menor aos painéis. Quanto mais eficiente o painel, e mais pessoas começam a usar a energia solar como fonte de energia, diminuindo os preços. Eles continuarão a fornecer sistemas de menor custo com sistemas mais eficientes.
Em suma, os sistemas de iluminação LED solar estão evoluindo junto com os padrões da indústria. À medida que novas tecnologias são lançadas, as empresas que fazem sua devida diligência começam a testar e evoluir seus sistemas junto com essas mudanças. Talvez nesta década começaremos a ver ainda mais mudanças e evoluções nesse setor, tornando os painéis menores, as luzes mais brilhantes e o armazenamento com menos espaço ocupado.