Como comprar imóveis em leilão?
O sonho de se adquirir a casa própria está entre as prioridades da maioria dos brasileiros. Mas, os preços altos de imóveis, além de toda a burocracia e demora que envolve a compra de uma casa, são alguns dos empecilhos que acabam afastando as pessoas.
Uma possibilidade mais rápida e barata pode ser encontrada nos leilões de imóveis. Por meio deles, é possível avaliar um imóvel, comparar preços e fazer sua compra. Por isso, se você quer saber mais sobre o assunto, continue lendo!
Leilão de imóvel: Quais são os tipos?
Os leilões de imóveis podem ser divididos em 2 categorias diferentes e variam de acordo com os seus objetivos.
Por um lado, há os extrajudiciais. Existem dois motivos para que esse tipo de leilão aconteça. Quando o dono de um imóvel, seja pessoa física ou jurídica, deseja se desfazer do mesmo, de maneira mais rápida e sem burocracia, ou quando há casos de inadimplência do dono do imóvel.
O outro tipo de leilão conhecido é o judicial. O motivo para esse tipo ocorrer são os processos de execução. E isso, nada mais é que a venda de algum bem para quitar uma dívida.
Após avaliar um imóvel, como comprar no leilão?
Os leilões de imóveis funcionam de forma semelhante aos de outros bens. Você pode participar tanto presencialmente, quanto na forma online.
O processo acontece da seguinte forma: por meio de um edital, o imóvel é anunciado pelo leiloeiro, que estipula o valor mínimo de venda. Todos os interessados devem entrar na plataforma responsável pelo leilão, quando online, ou ir pessoalmente ao local do evento.
À medida que o leilão se desenrola, os participantes podem avaliar o imóvel e dar os seus lances, e arrematará o imóvel aquele que der o maior lance acima do mínimo estipulado.
Assim que a oferta é aprovada, o vencedor deve procurar os responsáveis e obter todas as orientações sobre o pagamento e as documentações necessárias para adquirir definitivamente o imóvel comprado em leilão.
Financiamento de imóvel: É possível fazer um leilão?
As regras para o pagamento são previstas no edital do evento. Geralmente, elas são determinadas pela instituição financeira responsável, pela Justiça ou pela própria pessoa que colocou seu imóvel a leilão. Até poucos anos, essas regras eram mais rígidas, mas vem se tornando flexíveis com o tempo.
Por isso, saiba que sim, é possível financiar um imóvel que você queira comprar em leilão. Dependendo do valor de entrada oferecido, alguns bancos não cobram os juros do restante do financiamento.
Além disso, caso você adquira um imóvel através de leilões da Caixa, você pode fazer o financiamento no próprio banco e usar o FGTS para saldar parte da dívida.
Benefícios de adquirir imóveis em leilão
Não dá para começar a falar dos benefícios, sem citar o valor bastante reduzido que um imóvel adquire em um leilão. Dependendo do grau de disputa e tipo de imóvel que está sendo leiloado, é possível comprá-lo com lances bem próximos do valor mínimo.
O tempo é outro fator que pesa positivamente para quem resolve comprar em leilões. A burocracia nesses casos é menor do que quando se adquire de outros modos, como por meio de imobiliária.
Para quem ainda não decidiu o perfil exato de imóvel que quer comprar, participar de um leilão vai te trazer a chance de entrar em contato com diversos tipos. São tantas opções, que é possível para qualquer pessoa encontrar um que se encaixe no seu perfil e planejamento financeiro.
Porém, para que consiga aproveitar todos os benefícios, é preciso seguir corretamente todos os trâmites, desde o arremate até o pagamento e entrega da documentação necessária.
Por isso, sempre planeje com antecedência, leia com atenção os editais e tenha o acompanhamento de um advogado. Siga todas as orientações necessárias para que o sonho de adquirir imóvel em leilão não fique pelo meio do caminho.
Agora que você sabe como comprar imóveis em leilão, compartilhe este artigo com conhecidos e amigos para eles descobrirem mais sobre essa forma em potencial de ter a sua própria casa.