Cartão de crédito: Saiba como evitar golpes, roubos ou fraudes

Cartão de crédito: Saiba como evitar golpes, roubos ou fraudes

Com a correria da rotina e a necessidade de sermos multitarefas, muitas vezes acabamos por nos descuidar de coisas importantes. Esse é o caso da proteção de nossos dados e informações pessoais ou financeiras.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em 2020, 46% dos internautas brasileiros foram vítimas de golpes financeiros, o que corresponde a mais de 12 milhões de pessoas.

Descubra como evitar fazer parte deste índice significativo e, caso caia em algum golpe, como deverá agir para se proteger de maiores danos.

Prevenção a crimes virtuais

Há diversas maneiras de evitar golpes e fraudes, tanto online quanto presenciais. Porém, todas consistem no princípio de estar atento no momento da compra! 

Links duvidosos

Não clique em links dos quais não tenha certeza da origem. Caso navegue em uma página duvidosa, não insira seus dados pessoais. Verifique por meio de um antivírus se suas informações foram comprometidas.

Muitas vezes, por meio de redes sociais, e-mails ou mesmo na web, nos deparamos com promoções, aparentemente, as ditas imperdíveis. Quando isso ocorrer, antes de comprar, verifique se o anúncio não é mentiroso. Muitas vezes, essas situações são utilizadas como atrativos para capturar os dados do usuário.

Reputação

Quando for realizar compras online, é importante verificar a reputação e o conceito que as pessoas possuem quanto à organização. 

Um site bastante conhecido que auxilia na medição de qualidade de uma empresa é o Reclame Aqui. Nele, são sinalizados sites fraudulentos e situações inconvenientes que os usuários tiveram com determinadas plataformas. 

Assim, é possível verificar a credibilidade das companhias quanto à eficiência de seus produtos e/ou serviços, sendo um espaço aberto para manifestações de queixas dos consumidores.

Senhas

É muito importante que as suas senhas não sejam as mesmas para mais de uma conta ou aplicativo. Além disso, é válido apostar em versões de maior segurança, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. 

Evite colocar sequências, dados repetidos ou lógicos, como datas de nascimento, telefone ou outras informações de fácil acesso. Nunca anote senhas em dispositivos ou cadernetas de acesso comum e nem divulgue seus códigos.

Momento da compra

Tanto na loja física quanto no e-commerce, fique atento no instante de concretizar sua compra. Presencialmente, é importante não entregar o cartão na mão do atendente, mantendo os olhos fixos nele.

Na internet, uma dica bacana é verificar se a URL do site é antecedida por “https://”. O “s” representa uma verificação de segurança, então, caso não tenha este caractere, evite inserir seus dados. 

Entretanto, mesmo tendo esse indicativo de que a plataforma está protegida, ainda assim é bom ter cautela com a inserção e salvamento de suas informações online.

Extrato

Muitos aplicativos de bancos já são munidos com um sistema de notificações de compra, o que auxilia muito na identificação rápida de fraudes, caso ocorram. Mantê-las ativas e verificar constantemente seu extrato auxiliará para uma resolução agilizada em situações de golpes.

Cartão Virtual

Alguns bancos oferecem, por meio de suas plataformas, um cartão online. Ele é gerado a cada nova compra na internet. Desta maneira, diminuem os riscos de invasão ou clonagem de dados. 

E-mails suspeitos

Muitas vezes recebemos e-mails fraudulentos, suspeitos e mal escritos. Nesses casos, é fácil notar os riscos de falsidade.

Porém, muitos golpes atualmente estão mais sofisticados e podem passar por notificações de instituições, mandando faturas de contas falsas a fim de lucrarem com quem é enganado e acessar os conteúdos. 

Wi-Fi pública

Quando fizer compras online, não utilize internet de locais públicos, pois ela pode não ser segura. Dê preferência para acessar em casa ou em endereços privados que você já possua confiança.

Caí no golpe! Como proceder?

Caso o indivíduo suspeite ter sido vítima de fraude ou tenha confirmado que isso ocorreu, o primeiro passo é entrar em contato com a administradora do cartão de crédito e informar sobre o incidente, bem como bloquear o cartão para evitar mais gastos indevidos.

Após isso, é importante a geração de um boletim de ocorrência por meio da Delegacia Online ou em um posto presencial.

Com esse registro, é possível se dirigir às unidades de atendimento presencial dos serviços de proteção ao crédito (SPC Brasil, Serasa e SCPC Boa Vista), onde é possível a inclusão de um alerta em seu CPF. 

Desta maneira, quando o fraudador tentar realizar uma próxima compra com seus dados, o crime será sinalizado, possivelmente barrando a efetivação de mais gastos em seu nome.

Golpes, roubos e fraudes ocorrem diariamente em todo o mundo. Estar atento e aplicar essas dicas ajudarão a evitar que você seja mais uma vítima. Não há isentos deste risco, por isso, se você notar qualquer movimentação atípica, aja sem demora.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos para que eles também possam se prevenir ou saberem o que fazer em relação às fraudes mais comuns presentes hoje no meio financeiro.