Vale a pena contratar uma empresa de recrutamento e seleção?

Recrutamento e seleção

Ao contrário do que muitos imaginam, o processo de seleção e recrutamento de novos colaboradores é extremamente complexo e exige conhecimentos específicos. 

Ter esse processo bem estruturado é fundamental para melhorar a atração de talentos,  evitar alta rotatividade, baixa produtividade das equipes e gastos excessivos com contratações e demissões. 

É preciso analisar o comportamento de cada candidato, currículo, portfólio, fazer testes práticos, conferir recomendações, montar testes em grupo, entrevistas dinâmicas e criar um bom relacionamento com todos os possíveis contratados para ter melhores condições de negociação caso seja necessário. 

Com o recrutamento humanizado, em que o processo é focado no bem-estar das pessoas, esse processo  envolve ainda mais etapas. Embora pareça difícil, ele é necessário para uma relação saudável entre os candidatos e a empresa. Então, a solução para empresas que não têm um departamento estruturado de recursos humanos  ou profissionais especializados para essa atividade é a terceirização de recrutamento e seleção.

Existem diversas empresas especializadas em Recursos Humanos e processos seletivos que prestam esse serviço. É uma opção interessante porque poupa tempo dos gestores do negócio, evita falhas e faz uma seleção mais assertiva conforme suas necessidades e valores.

Algumas prestadoras de serviços ainda fazem o acompanhamento dos novos funcionários por alguns meses para analisar seus resultados e identificar se aquele é o profissional ideal para a vaga – como uma fase de experiência.

Mais uma forma de poupar tempo e recursos para gestores e empreendedores que precisam se novos colaboradores, mas não podem deixar outras funções de lado durante o processo. 

Entenda a seguir como funciona a terceirização de recrutamento e seleção de candidatos e entenda por que é uma opção tão vantajosa para as empresas!

Terceirize o recrutamento de sua empresa para melhores resultados

Essa opção é conveniente para todos os lados. Para a empresa, é possível fazer boas contratações, sem gastar tempo e energia em processos seletivos – momentos que poderiam ser investidos  em outras atividades essenciais para o crescimento do negócio.

Ao candidato, a vantagem é que todas as etapas do recrutamento serão feitas por profissionais capacitados e especializados em processos seletivos. Ou seja, além de ser um serviço humanizado, a pessoa contará  com o apoio de profissionais para tirar dúvidas, executando as etapas com mais liberdade – desempenhando o seu melhor – com menos pressão e no final do processo, poderá se beneficiar de feedbacks construtivos.

Como funciona? É simples. O primeiro passo é o entendimento da vaga, necessidades, valores e preferências da empresa. Então, por meio de reuniões, ambas as partes esclarecerão as dúvidas e alinharão os requisitos, chegando à ideia do que é o candidato ideal para aquela vaga.

Com isso feito, a empresa contratada fará todo o processo de seleção com todas as etapas necessárias, e seus profissionais deverão direcionar ao gestor do processo na empresa cliente, os melhores candidatos para aquela vaga. É possível combinar caso o gestor queira participar de reuniões, ter feedbacks por etapas ou deseja apenas ter o nome do candidato mais indicado no final do recrutamento para contratá-lo. 

Ou seja, todo o processo é terceirizado, feito pela empresa contratada. São recrutamentos simples, rápidos e assertivos. A questão é: vale a pena terceirizar essa atividade? Sem sombras de dúvidas!

Vantagens da terceirização de recrutamento e seleção

Além da economia de tempo, sempre vale a pena buscar especialistas para fazer trabalhos que exigem competências específicas. Muito gestor, líder e empresário não têm conhecimento – e nem deveriam, dependendo do setor que atuam – para analisar comportamentos e estruturar processos seletivos  assertivos.

Dessa forma, é importante contratar profissionais capacitados para essa atividade assim, terá certeza de que encontrará o candidato ideal para a vaga, além de construir um banco de talentos para futuras oportunidades.

Se a vaga for estratégica (gestores e líderes), que têm maior impacto nos resultados e são  capazes de mudar o fluxo de trabalho e desempenho da equipe, é ainda mais importante contar com o apoio das consultorias de recrutamento. Com certeza, vale a pena avaliar um investimento deste tipo.

Outra vantagem é a identificação de talentos. Um bom colaborador pode mudar completamente o rumo de uma empresa. Em alguns casos, o grande diferencial de um negócio é seu quadro de funcionários – que são extremamente qualificados, engajados e competentes.

Já parou para pensar por esse lado? Então o recomendado não é contratar apenas bons profissionais. O ideal é encontrar talentos, aqueles que se diferenciam dos demais candidatos pela sua alta capacidade ao mesmo tempo, que se identifiquem com o propósito da sua empresa.

São esses profissionais que devem ocupar cadeiras importantes na sua empresa e são eles que farão a diferença no dia a dia, trazendo mais resultados para o negócio, mantendo-o sempre competitivo diante dos concorrentes.

Como encontrar esses talentos? Com o apoio de profissionais experientes e capacitados, com o olhar apurado em processos seletivos. A consultoria de recrutamento é ideal nesses momentos, já que buscará todas as características e habilidades necessárias nos candidatos até achar aquele que se diferencia, demonstra um talento real para a atividade.

Onde encontrar consultorias de recrutamento?

Existem diversas empresas de recrutamento e seleção no mercado. Por exigir tantas responsabilidades, o ideal é pesquisar muito antes de contratar alguma. Encontre referências, opiniões de outros clientes e investigue sua confiabilidade.

Para apresentar tantos benefícios como os citados, é preciso contratar empresas qualificadas e com bastante experiência em Recursos Humanos e processos seletivos.