Truques para ensinar ao seu cachorro

Truques para ensinar ao seu cachorro

Truques para ensinar ao seu cachorro

As brincadeiras com cachorros são uma busca constante para quem tem animais de estimação em casa e gosta de fazer deles o centro das atenções. No entanto, o treinamento e as apresentações de cães não são apenas para a diversão do seu animal ou entreter as pessoas.

 

Como em muitos outros processos de treinamento de cães, quanto mais cedo um cão começa a treinar, mais rápido ele aprende comandos e regras; Portanto, é óbvio que a fase inicial de vida dos animais de estimação é ideal para começar a aprender truques, regras e comportamentos, e os amigos de quatro patas com uma vida de mais de dois meses já são capazes de receber e entender comandos específicos.

 

O mercado pet, que está se tornando cada vez mais agitado, já oferece uma grande variedade de ferramentas que podem auxiliar muito no processo de adestramento de cães, e o clicker continua sendo um dos produtos e mais populares usados ​​para o adestramento de cães.

 

Embora essa ferramenta seja usada até mesmo por treinadores profissionais no processo de ensino de truques e comandos, nem sempre é importante que o animal entenda o que está sendo apresentado; guloseimas, petiscos, afagos e carícias também podem ser uma ótima maneira de recompensar os animais por um comportamento positivo.

Ensine truques ao seu cão

Como mencionado acima, o treinamento do cão é muito facilitado quando o animal ainda é um filhote, e é importante considerar o quanto ele gosta dessa atividade, pois – dependendo da idade do animal – ele pode encarar o treino como algo tedioso. Por exemplo, cães mais velhos não devem ser forçados a fazer esses tipos de tarefas, a menos que as considerem divertidas e animadas.

Truques para ensinar ao seu cachorro

Outro ponto muito importante a se atentar é que, durante qualquer tipo de exercício, o abuso físico nunca deve ser usado como forma de repreensão aos animais de estimação. A crueldade com os animais não é apenas considerada crime, mas também pode ser o oposto do seu objetivo de aprendizagem, pois o animal fica com medo de seu dono e percebe o processo de aprendizagem como uma tortura constante.

 

É recomendável que você marque uma consulta com seu veterinário antes de iniciar o treinamento de cães, pois, além de garantir o bem-estar do animal, o veterinário também pode fornecer conselhos valiosos sobre os diferentes tipos e métodos de treinamento de cães, facilitando o treinamento de animais de estimação.

 

Também é importante ter paciência e repetir o mesmo comando e as mesmas ações várias vezes até que seu animal os aprenda, pois qualquer tipo de treinamento exige muita atenção e dedicação tanto do professor quanto do animal que recebe as instruções. Portanto, se você não é muito calmo (ou se seu cão tem dificuldade de concentração e compreensão), contratar um treinador profissional pode ser sua melhor opção.

Comandos básicos para cães

Ensinar comandos básicos de obediência a cães não é muito difícil e, com um pouco de paciência e muito amor, você pode fazer seu cão entender e internalizar certos significados de bom ou mau comportamento.

 

O processo pelo qual um animal de estimação entende comandos simples como sentar ou deitar é basicamente o mesmo; e deve ser repetido até que o cão obedeça aos comandos do dono. Por exemplo, o seguinte conjunto de instruções é eficaz para sentar:

 

  • Mostre ao seu animal uma guloseima de que ele goste e coloque sua mão, segurando a guloseima, atrás de seu corpo, iniciando um comando verbal.

 

  • Enquanto diz “SENTA” para o animal, pressione levemente o dorso dele, mostrando que tipo de comportamento você deseja dele.

 

  • Quando o animal está seguindo um comando, dê a ele carinho e guloseimas para recompensá-lo.

 

  • Repita o comando pelo menos cinco vezes para ter certeza de que o animal entende o que se espera dele e, conforme ele obedece, substitua os petiscos por mais afagos.

 

Simples e prático, o processo pode ser adaptado para vários outros tipos de comandos e truques (por exemplo, pular, virar, andar sobre as pernas do usuário ou “falar”), com ou sem um clicker.

 

Por exemplo, para que ele possa deitar-se, pode ser uma boa ideia deixar um pequeno pedaço de petisco na mão e colocá-lo no chão enquanto repete o comando “DEITA”. O animal vai enlouquecer e tentar pegar a guloseima e, quando se deitar, recompense-o repetindo a ação.

 

Quanto mais vezes o treinamento é repetido, melhor o cão entende o que se espera dele de acordo com cada comando.

5 dicas e contraindicações para ensinar truques a cães

É importante saber que certas atitudes e comportamentos podem ajudar muito ou atrapalhar o treinamento, como você pode ver na lista abaixo.

 

  • Comece o treinamento o mais rápido possível. A partir dos dois meses já é possível treinar animais, e sua compreensão nesta fase é muito mais rápida.

 

  • Apresente-se e mostre ao seu animal que você deve obedecê-lo. Não ceda às birras do cão quando ele tenta se comportar mal e deixa claro que não é “NÃO”.

 

  • Respeite os limites do seu animal e não pense que você pode ensinar todos os truques e comandos em um dia, pois cada animal tem um nível de aprendizado. O ideal é que o processo seja realizado por cerca de 15 minutos e no máximo duas vezes ao dia para não perder o interesse ou associar o treino a uma experiência negativa.

 

  • Não mime demais o seu animal de estimação. Como crianças na mesma situação, os animais não valorizam as recompensas tão altamente se as recebem sem motivo.

 

  • Nunca use violência e agressão para treinar seu animal de estimação. Este comportamento não é apenas um crime, mas também pode tornar o seu cão mais agressivo, por isso é aconselhável repreender o comportamento inadequado.

 

  • Escolha um momento em que o seu cão esteja pronto e ensine-lhe truques com calma. Os cães em situações de estresse ou medo têm dificuldade de concentração e têm uma boa compreensão dos comandos que desejam dar.

 

Continue lendo nosso site!