PROTEGENDO NOSSO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO DO COVID-19

PROTEGENDO NOSSO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO DO COVID-19

Embora a Austrália trabalhe para impedir a propagação do COVID-19, há considerações adicionais sobre a saúde quando se trata de australianos mais velhos e de nossa sociedade em envelhecimento

O COVID-19 é um novo vírus, causando doenças respiratórias com sintomas semelhantes aos da gripe, como tosse seca, febre e dores.

Porém, diferentemente dos sintomas da gripe, que progridem relativamente rapidamente, os sintomas do COVID-19 podem progredir mais lentamente, levando vários dias a piorar.

Embora ainda exista muita pesquisa sendo feita, o COVID-19 também parece ser mais infeccioso e tem uma taxa de mortalidade mais alta que a gripe.

Mas o que isso significa para os australianos mais velhos?

NOSSA RESPOSTA IMUNE

Em primeiro lugar, você precisa considerar a resposta imune dos indivíduos. Sabemos pela gripe que a resposta imune de uma pessoa idosa não é tão robusta quanto a mais jovem.

As células imunes no sistema imunológico de uma pessoa idosa já têm muita história. E cada célula imune dentro do sistema imunológico pode agir apenas uma vez para um vírus ou bactéria.

Depois que uma célula reage a um vírus ou bactéria, ela é “preparada” para resistir a esse agente infeccioso.

Como resultado, as células são capazes de criar uma ‘memória’ desse agente infeccioso, o que significa que no futuro o sistema imunológico poderá reagir rapidamente a esse vírus ou bactéria e fornecer uma resposta imune para defender seu corpo contra ele. As células que não entraram em contato anteriormente com um vírus ou bactéria são conhecidas como células ‘ingênuas’.

Portanto, se você é mais velho e entra em contato com o COVID-19, há algumas coisas importantes a considerar.

Primeiro, um sistema imunológico mais antigo tem um número reduzido de células ingênuas para responder a um novo vírus; muitos adultos mais velhos não terão capacidade imunológica para reagir adequadamente ao COVID-19.

Em segundo lugar, o vírus COVID-19 é novo e nosso sistema imunológico não teve contato prévio com ele. Isso significa que o corpo não foi capaz de produzir anticorpos para combatê-lo.

Portanto, se você já tem um sistema imunológico envelhecido e não reage adequadamente ao vírus, é provável que tenha sintomas mais graves, pois seu corpo não será capaz de lidar com a eliminação do vírus.

COVID-19 EM COMBINAÇÃO COM OUTRAS DOENÇAS

Os adultos mais velhos costumam ter várias doenças. De fato, 80% das pessoas com 75 anos ou mais têm duas ou mais doenças , conhecidas como multi-morbidade.

Se um adulto mais velho tiver outras doenças, como doenças cardíacas ou diabetes, também terá sistemas orgânicos comprometidos.

Assim, quando um novo vírus como o COVID-19 é apresentado ao organismo, os outros órgãos também precisam lidar com a nova doença. Isso significa que a resiliência de todo o sistema é diminuída, colocando os idosos com multi-morbidades em maior risco de mortalidade.

Observando as estatísticas do exterior , sabemos que quem contrata o COVID-19 e quem são:

  • 65 anos ou mais têm uma taxa de mortalidade de quatro por cento
  • 75 anos ou mais têm uma taxa de mortalidade de oito por cento
  • 85 anos ou mais têm uma taxa de mortalidade de 15%

Além disso, para os indivíduos com doença cardiovascular ou diabetes, o risco de mortalidade é maior em todas as faixas etárias, em oposição aos sem essas doenças.

 

PROTEGENDO NOSSO ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO

Seguir o conselho descrito pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Victoria é um passo importante. Isso inclui medidas proativas que estão em vigor agora, como práticas de higiene e medidas de distanciamento físico, que diminuirão a disseminação e o número de casos de COVID-19 em nossa comunidade.

Precauções de higiene padrão são importantes. Mesmo se você estiver assintótico com sintomas de gripe, pratique uma boa higiene; lave as mãos regularmente por pelo menos 20 segundos, tosse ou espirre no cotovelo, não agite as mãos e, o mais importante, se não estiver bem, fique em casa.

Estão sendo implementadas medidas de distanciamento físico , pois é importante garantir que os idosos não entrem em contato com alguém que esteja doente. No entanto, isso pode ser difícil para adultos mais velhos, especialmente aqueles que precisam de apoio para suas atividades diárias.

A desvantagem, particularmente em termos de distanciamento físico, é que as visitas de amigos e familiares serão menores e isso pode deixar muitos idosos se sentindo sozinhos e em maior risco de isolamento social.

Sabemos de estudos anteriores que se você está deprimido, sozinho ou estressado, isso pode afetar e enfraquecer seu sistema imunológico.

À medida que a comunidade avança nas próximas semanas com o COVID-19, trata-se de ter um equilíbrio de contato limitado para interromper a propagação do vírus, mas também garantir que nossa população envelhecida seja bem cuidada, seja na família ou nos vizinhos idosos.

CONSELHOS PARA FAMÍLIAS

Os adultos mais velhos devem ficar em casa o máximo possível, permanecendo em seu próprio ambiente pelo maior tempo possível.

Isto também é verdade para os residentes que vivem em instalações de assistência a idosos. Fique no seu ambiente sempre que possível; prestadores de cuidados a idosos e o governo garantirão que seja o mais seguro possível.

 

Se você está preocupado com um dos pais ou avós idosos e deseja checá-los, verifique se não está infectado pelo COVID-19; prevenção é fundamental. Se você não está se sentindo bem, é simples, não a visite.

Além disso, considere situações em que você não consegue cuidar de seus entes queridos e pense em quem poderia cuidar das pessoas mais velhas. Trata-se de preparação tanto no nível individual quanto na sociedade e na construção de uma rede de opções de cuidado.

Temos que ser inteligentes; como cuidamos de nós mesmos e dos outros na sociedade, não apenas fisicamente, mas emocionalmente?

Se você não puder visitar alguém, pense em outras maneiras de se conectar a ele; cartas, telefonemas, videochamadas – sabemos que as videochamadas e a visualização visual de alguém com quem você se importa têm um grande impacto na saúde e no bem-estar .

À medida que o COVID-19 avança, é importante pensar sobre o papel que a comunicação telefônica, a tecnologia e a saúde eletrônica podem ter para reduzir o isolamento social e aumentar a conexão.

REDUZINDO A ANSIEDADE

A Austrália está em uma posição muito boa, pois podemos aprender de forma proativa com as decisões e o gerenciamento do COVID-19 tomadas por outros países.

A prevenção é a abordagem mais importante quando se trata de proteger nossa população idosa e vulnerável.

As medidas preventivas que atualmente adotamos visam retardar a progressão do COVID-19 para garantir que o sistema de saúde não fique sobrecarregado. Mas há considerações extras a serem consideradas quando se trata de australianos mais velhos.

Mais importante: cuide de si mesmo, de seus entes queridos e de seus vizinhos. Mas faça com cuidado.

Para obter mais informações, consulte a Linha direta COVID-19 dedicada : 1800 675 398.