Ganhando dinheiro com fotografia de Stock! Como funciona?

A fotografia de stock é uma ótima maneira de ganhar dinheiro extra. Basicamente, existem vários sites especializados onde, além de monetizar as suas imagens, elas também funcionam como uma ótima alternativa para divulgar o seu trabalho. 

Como funciona a fotografia de stock?

Ao ser traduzida literalmente para a língua portuguesa, “stock” tem significado de “estoque”. Portanto, a fotografia de stock é um banco de imagens para uso comercial e editorial, seja anúncio ou post de blogs. 

 

Atualmente, existem vários sites que permitem ganhar dinheiro com a sua fotografia de produto, alimento ou outros estilos. Portanto, se você deseja uma renda extra, seja como fotógrafo amador ou profissional, basta investir em sites com esse objetivo.

 

Assim que o fotógrafo consegue sua aprovação no site, poderá começar a ganhar dinheiro com a fotografia de stock. E, quando as imagens são aprovadas, elas são postadas nesse banco de imagens e, os interessados, podem investir nelas. 

Sites para trabalhar com fotografia de stock

Caso tenha interesse em trabalhar com a fotografia de stock, o primeiro passo é escolher um site para depositar suas imagens. É comum que, durante o processo, seja necessário preencher um formulário e enviar fotos de qualidade para que a avaliação seja feita.

 

Assim que as imagens são aprovadas, o fotógrafo consegue produzir suas imagens para fins comerciais. Depois disso, as imagens são postadas e, os compradores interessados, podem começar o investimento.

 

Normalmente, os usuários que pretendem trabalhar com a fotografia de stock encontrarão opções de venda individual ou planos. Todavia, o valor dessas fotografias dependem da maneira que elas foram tiradas.

 

Veja, a seguir, algumas opções de sites para postar as suas fotografias e comercializá-las:

1. FOAP

Além de ser muito fácil de usar, o FOAP também possui um aplicativo de celular. Basicamente, todas as pessoas que quiserem ganhar dinheiro com fotografia de stock podem usar essa plataforma.

 

Além disso, existe uma imensa variedade de imagens nessa plataforma, desde as mais amadoras até as mais profissionais. Portanto, independentemente se você for um profissional na área ou não, poderá postar seus trabalhos. 

 

Mas é importante citar que cada fotografia tem um preço fixo, saindo por 5 dólares cada. Um dos lados negativos é, justamente, a concorrência que você encontra nessa plataforma. Pois, como muitos postam seus trabalhos no local, pode ser difícil fazer uma venda. 

2. Adobe Stock

Atualmente, essa é uma das plataformas mais famosas de estoque de fotos da internet. Nela, é possível encontrar mais de 100 milhões de imagens armazenadas em um só lugar.

 

A comissão oferecida para cada foto vendida será de 33%. Inclusive, um dos atrativos dessa plataforma é que o site possibilita o upload diretamente dos aplicativos de criação de imagens. 

 

Vale ressaltar que a plataforma costuma investir em novos recursos para melhorar a experiência dos usuários. 

3. Freepik

Fundada em 2010, a Freepik é uma plataforma com mais de 10 milhões de usuários ao redor do mundo. 

 

Inclusive, tamanho o sucesso do serviço, fez com que ela fosse considerada uma “Financial Times”.

4. 123RF

A 123RF é uma plataforma que conta com mais de 100 mil usuários. As comissões encontradas neste serviço variam de 30% a 60%, dependendo da quantidade de vendas que acontecerem. 

 

Vale ressaltar que, essa plataforma ainda conta com dicas e tutoriais para a edição de suas imagens. Portanto, ela é repleta de serviços e é uma ótima escolha para quem deseja trabalhar com a venda de imagens profissionais ou amadoras.

5. Can Stock Photo

Uma das plataformas de maior sucesso para fotografia de stock é a Can Stock Photo. 

 

Fundada em 2004, atualmente a plataforma conta com mais de 20 milhões de usuários ao redor do mundo. 

 

6. Dreamstime

Com mais de 100 milhões de fotos armazenadas no Dreamstime, a plataforma possui mais de 500 mil colaboradores. 

 

A comissão fornecida por imagem que é baixada no site fica entre 20% a 50%. Além disso, um valor de 10% é garantido para as pessoas que postarem fotografias exclusivas. 

7. Shutterstock

Fundada em 2003, a Shutterstock conta com mais de 300 milhões de usuários ao redor do mundo. Inclusive, ela é considerada uma das maiores empresas e também mais experientes do segmento. 

 

Atualmente, ela é listada na bolsa de valores de Nova York desde o ano de 2012.

 

Por conta de seu imenso sucesso no mercado, a Shutterstock já possui várias empresas do mesmo segmento. Hoje em dia, ela conta com mais de 100 mil colaboradores ao redor do mundo, presente em 150 países. 

8. iStock

A iStock foi fundada no ano de 200 e, hoje, possui mais de 500 mil usuários ao redor do mundo. Inclusive, novos recursos são adicionados mensalmente dentro da plataforma.

 

E, por conta de seu amplo desempenho no mercado, ela foi comprada pelo Getty Images durante o ano de 2006.