7 Formas de deixar sua casa mais arejada
Seja com uma reforma geral ou com pequenos truques, é possível deixar sua casa mais fresca e ventilada. Com o verão se aproximando (21 de dezembro), muitas famílias já ficam tensas ao pensar no desconforto da casa sob o calor intenso da estação que só tem fim em 20 de março de 2023. Nesses dias, até mesmo o vento soprado pelo ventilador à parede quente.
Porém, existem formas de refrescar sua casa com pequenos truques ou com uma reforma geral. Veja algumas dicas e cuidados para deixar a casa mais arejada e tornar o verão mais agradável!
Plantas no ambiente interno
Se suas plantas só ficam no quintal e na varanda, está na hora de trazê-las para dentro de casa. Além de embelezar o cômodo, contribuindo para a decoração, também podem cooperar com a saúde e bem-estar dos moradores.
Elas são responsáveis por filtrar impurezas do ar, limpando-o e deixando o ambiente mais fresco e úmido. Só é importante ter atenção às características de cada planta antes de colocá-la em um ambiente. Deve-se conferir como é a relação dela com luz solar, umidade e água. Algumas opções boas para ambientes internos são:
- Antúrios;
- Dracena;
- Zamioculcas;
- Raphia;
- Jibóia;
- Espada de São Jorge.
Portas e janelas abertas
A ventilação natural é a melhor forma de trazer frescor a casa, mas, para isso, é importante manter portas e janelas abertas. De preferência, de uma forma que os móveis não atrapalhem a circulação do vento. O ar deve entrar por uma janela/porta e sair por outra, para que o ambiente não fique abafado.
Essa prática deve ser feita, principalmente, à noite, quando a sensação térmica é mais amena e não há incidência solar direta. Mas, lembre-se de investir em formas de proteção contra mosquitos, visto que a incidência é maior nessa época do ano.
Lâmpadas de LED ou fluorescentes
Seguindo a lógica da ventilação, a melhor forma de iluminar sua casa é a luz natural. As lâmpadas só devem ser ligadas durante o dia quando for, de fato, necessário, pois elas esquentam o ambiente, principalmente, as incandescentes.
Se não houver como deixar as lâmpadas apagadas durante o dia, procure trocá-las por opções de LED ou fluorescentes, que esquentam menos, duram mais e são mais econômicas.
Fontes de água
O Nordeste e o Centro-Oeste costumam sofrer com a baixa umidade do ar, além do calor. O ar seco causa dores de cabeça, rinites alérgicas, sangramento nasal e ressecamento da pele e da garganta. Assim, manter a água por perto é importante para o bem-estar em dias de calor.
Isso pode ser feito com umidificadores, toalhas molhadas ou até bacias com água – desde que não fique parada por muito tempo para não atrair mosquitos-da-dengue.
Cores claras fazem a diferença
Casas com paredes coloridas tendem a ser mais quentes, pois absorvem o calor ao invés de refleti-lo. Logo, pode ser a hora de pintar as paredes ou investir em objetos, como cortinas e sofás, de tons claros. Dessa forma, o ambiente ficará mais iluminado e fresco.
Não seja acumulador
O excesso de móveis dificulta a passagem de ar pelo cômodo. Logo, no verão, faça uma faxina e se desfaça de tudo que não está sendo usado. Outra dica é guardar tapetes, almofadas e ursinhos de pelúcia, pois o tecido deles esquenta o ambiente. Diferentemente de itens de vidro que trazem frescor, visto que não acumulam calor.
Bloqueadores de raios solares
A incidência direta de luz solar, que entra pelas janelas, aumenta a temperatura interna e pode estragar alguns móveis. Para evitar esse problema, é possível investir em bloqueadores de raios solares – cortinas, toldos, pergolados e paredes vazadas.
Com essas dicas, você pode começar desde já a deixar sua casa mais fresca e arejada. Conte com uma mão de obra especializada para atingir seu objetivo!