Dicas de como passar um pano para limpeza residencial

Panos

Existem diversos tipos de pano para limpeza doméstica e industrial, além de vários produtos e opções inovadoras no mercado para otimizar e tornar ainda melhor a limpeza do ambiente, seja para pisos, paredes, móveis ou outras superfícies.

Para conhecer algumas dicas de como realizar esses tipos de limpeza, continue lendo este artigo e esclareça suas dúvidas.

Como passar um pano no chão?

Para pisos, opte por panos de microfibra ou algodão. Eles são macios, não arranham nem soltam fiapos. Além disso, o algodão, em especial, possui excelente absorção, facilitando para limpar ambientes frios e úmidos.

Quanto aos laminados, é importante ressaltar que devem ser lavados com cuidado. O contato contínuo com água e calor podem danificá-los. Nestes revestimentos, devem ser utilizados os mesmos tipos de panos que o piso. Todavia, eles precisam ser bem torcidos para evitar o excesso de água.

Para limpar manchas, como vinho, café e batom, é recomendada a limpeza com detergente e álcool a fim de evitar qualquer tipo de dano ao laminado.

Não passe cera em chão revestido, pois isso manchará a superfície. Não utilize também produtos cortantes ou abrasivos, nem à base de silicone, pois eles criam uma camada de gordura que dificultam as próximas limpezas. 

Como passar um pano na mesa?

Caso sua mesa tenha tampo em materiais como madeira, compensado ou Medium Density Fiberboard (MDF), você pode fazer uma mistura com três copos de água, um pouco de sabão líquido e álcool para realizar a limpeza. Use um pano branco ou claro para evitar que o tingimento interfira no móvel. 

Tecidos em algodão tendem a remover melhor toda a sujeira. Para finalizar e retirar os resquícios do produto que possam ter ficado sobre a superfície, lave o pano em água corrente e passe-o novamente.

Como passar um pano na parede?

Dependendo da tinta, revestimento e textura da parede, a forma de limpeza específica pode variar. Uma opção genérica para limpeza é a utilização de panos multiuso imersos em água morna e detergente neutro.

Caso a parede tenha manchas muito fortes, pode ser adicionado à mistura um pouco de vinagre branco ou bicarbonato, que auxilia na remoção de sujeiras mais pesadas. Faça movimentos leves para evitar a retirada ou dano da pigmentação.

Como passar um pano no vidro sem embaçar?

Vidros de janelas, portas, box de banheiros ou outros locais acumulam resíduos com o tempo. Para removê-los, pode ser útil um pano macio, que não solte muitos fiapos e plumas – microfibra, poliéster e poliamida podem ser boas opções.

A mesma misturinha com vinagre ou bicarbonato já mencionada pode ser usada para a limpeza de vidros. Outra opção é passar o pano úmido ou molhado e, caso ainda fique um pouco embaçado, secar com papel-toalha, guardanapo ou mesmo papel higiênico. Eles proporcionam efeito secante e retiram quaisquer pluminhas que possam ter ficado na superfície.

Como lavar um pano de limpeza?

Após a utilização dos panos na limpeza no ambiente, eles devem ser lavados individualmente em água corrente para retirar o excesso de sujeiras e produtos. Se estiverem imundos, podem ser colocados de molho com água sanitária e outros desinfetantes. 

A lavagem pode ser feita à mão com o auxílio de uma escova, esponja ou da máquina de lavar roupas. Entretanto, esta segunda opção costuma diminuir a vida útil do pano. 

Depois de limpos e bem torcidos, esses materiais devem ser estendidos em local com ventilação para uma secagem mais rápida.

Gostou dessas informações? Envie para aquele amigo (a) que vai amar essas dicas! Elas foram selecionadas com o intuito de facilitar o processo para que sua casa fique limpinha e cheirosa, da forma mais prática e eficiente, porque sabemos que a sensação de casa limpa é sempre maravilhosa!