7 maneiras criativas para organizar as toalhas em seu banheiro ou lavabo

Banheiro organizado

Um ambiente organizado pode transformar não apenas a relação que você estabelece com sua casa, mas também com você mesmo, influenciando de maneira significativa no bem-estar e na qualidade de vida.

Não à toa, temas ligados à produtividade e organização incluem a atenção com o lar como um de seus pontos fundamentais. Pense bem… se em sua casa não há lugares certos para guardar itens, objetos ficam espalhados por todos os cantos, você nunca consegue encontrar o que procura e a limpeza é sempre deixada para depois, provavelmente você:

  • Sente-se estressado e irritado quando está em casa;
  • Não consegue descansar tanto quanto deveria ou gostaria;
  • Perde muito tempo tentando arrumar e se sente desgastado;
  • Desistiu e está desolado em meio a bagunça sem fim.

Pode parecer um cenário desolador – independente se você mora sozinho ou compartilha a casa com várias pessoas – mas com um pouco de coragem, envolvimento, investimento de tempo e trabalho duro, organizar e ter uma casa aconchegante, e que intensifique sua vontade de estar nela, é um desafio que vale a pena abraçar.

O que não faltam são livros, mestres da organização, tutoriais pela internet e estilos de vida possíveis para te inspirar a buscar alternativas para viver bem. 

Hoje a nossa conversa será sobre a organização e decoração de um dos cômodos mais necessários e importantes (presente na maioria das casas): o banheiro ou lavabo. Este que para muitos é um local de reflexão, para ter ideias, cuidar do corpo, da beleza e da higiene, relaxar, fortalecer a intimidade com você mesmo (ou com outra pessoa), etc.

Seja grande ou pequeno, um banheiro limpo, prático, funcional e bem decorado (por mais simples e minimalista que seja) vai fazer toda diferença na sua casa.

Por isso, reunimos aqui sugestões imperdíveis para você fazer aquele up grade e tornar o seu banheiro ainda mais acolhedor. Vamos nessa?    

Por que investir em decoração no seu banheiro?

A decoração de uma casa, e aqui incluímos o banheiro, diz muito sobre as preferências e os gostos de alguém, e investir em uma decoração com a qual você se identifica, ou criar seu próprio estilo, faz parte de ter um lar.

O banheiro é uma área fundamental nas casas, onde a escolha por uma iluminação adequada, acessórios de decoração, espelhos nos mais variados formatos e que ajudam a aumentar o espaço, cores, plantas, organizadores de toalhas e outros itens vão moldando o lugar de acordo com a personalidade de seu dono.

Além disso, itens decorativos como caixas organizadoras, prateleiras, cestos, etc., não servem apenas para deixar o ambiente bonito, eles podem trazer praticidade, conforto e economia de tempo e espaço.

Como e por que variar as maneiras de exposição das suas toalhas?

Na hora de organizar é comum darmos atenção aos objetos pessoais e roupas, esquecendo que as toalhas de banho, de rosto, mãos etc., também merecem cuidados especiais, afinal, são elas que secam nosso corpo após um banho restaurador.

É ideal que você possa guardar suas toalhas em um mesmo espaço, facilitando o rodízio e a troca ao longo do uso. 

Se o seu banheiro tem pouca iluminação e não é muito arejado, evite guardar as toalhas neste ambiente, pois a umidade pode causar danos à integridade do material, atraindo mofos, fungos e ácaros prejudiciais à saúde. Neste caso, outros espaços como quarto e armários no corredor são opções melhores. 

Caso seu banheiro seja bem iluminado e tenha uma boa ventilação, nada impede que você possa guardar e expor suas toalhas, pois além de serem peças para uso diário, podem ser grandes aliadas na hora de decorar e tornar o ambiente mais bonito.

Maneiras criativas para organizar as toalhas em seu banheiro ou lavabo

Agora você conhecerá algumas das formas mais interessantes de expor e guardar suas toalhas no banheiro ou lavabo. 

E não pense que é preciso gastar muito. Com um pouco de criatividade e o espírito do ‘faça você mesmo’, qualquer ambiente pode se transformar de maneira impressionante. Confira!

1. Escadas

A utilização de escadas para colocar suas toalhas é uma solução elegante e que trará uma toque especial no seu espaço. Podem ser encontradas ou produzidas em metal, canos de PVC, madeira, galhos e até cordas – possibilidades que oferecem desde um estilo minimalista até o mais rústico.

Escada perdurar toalhas
Fonte Pinterest

Escada perdurar toalhas

2. Cordas

O uso de cordas para fazer porta toalhas é bem simples e fácil de por em prática. Você pode comprar a corda, cortar do tamanho que julgar necessário, pendurá-la no banheiro e finalizar com nós. O efeito rústico e descontraído vai te surpreender.

Corda para perdurar toalhaCorda para- perdurar toalhaCorda para perdurar toalha

3. Porta vinhos

Se você tem um porta vinhos guardado e não sabe o que fazer com ele, usá-lo para guardar suas toalhas é uma ideia criativa e inusitada. Seja em estilos mais simples ou trabalhados nas curvas e diferentes materiais, esse acessório trará para o seu banheiro uma sensação de aconchego e elegância como nenhum outro. Faça rolinhos com a toalha para guardá-las, como se fossem uma garrafa.

Porta vinho como porta toalhaPorta vinho como porta toalha

4. Caixotes e móveis de demolição

Caixotes e móveis de demolição (como portas, janelas e até cadeiras) são uma ótima opção para quem não quer gastar muito com decoração e adora colocar a mão na massa. Você pode adaptar e criar nichos coloridos, prateleiras e até estantes. 

Caixotes para organizaçãomóveis de demolição

5. Ganchos 

Os ganchos são clássicos, mas sempre há ideias criativas e interessantes para tornar o seu banheiro único. É possível utilizar quadros, cabeceiras de cama, galhos envernizados, pinturas e adesivos para deixar seu banheiro ainda mais incrível.

Galhos como perdurado de toalhasGanchos

6. Cestos 

Esta é uma das formas mais conhecidas para organizar toalhas, cestos em materiais como o cipó, jornais reciclados ou metal, podem ser pendurados na parede para criar nichos, colocados no chão, em cima de móveis ou em prateleiras. Suas toalhas estarão sempre ao seu alcance. Experimente utilizar cestos de tamanhos e cores diferentes para criar uma decoração especial e só sua. 

Cestos como porta toalhasCestos como porta toalhas

7. Prateleiras

Prateleiras são ótimas opções para quem não tem muito espaço no banheiro. Além de guardar suas toalhas, você pode aproveitar o espaço extra para colocar outros objetos. É uma solução que traz conforto e praticidade e deixa tudo que você precisa ao alcance de suas mãos. 

PrateleirasPrateleiras

Depois dessas inspirações temos certeza que ficou mais fácil organizar suas toalhas. Com quais delas você se identificou? Conta para a gente!