12 Tendências e inovações de marketing digital

12 Tendências e inovações de marketing digital

A tecnologia transformou o mundo em uma vila global em termos de conectar pessoas de diferentes países e culturas sem esforço. Na era digital, compartilhar informações é mais fácil do que nunca. A cada ano, novas ferramentas e tecnologias surgem e o cenário da tecnologia de marketing aumentou para 7.040 soluções . Os profissionais de marketing agora podem escolher entre uma variedade estonteante de opções para se conectar a novos públicos, promover seus produtos ou criar lealdade à marca.

 

Para acompanhar sua concorrência, você deve acompanhar as tendências. Reserve um momento para refletir sobre o impacto da tecnologia nos seus negócios e como tirar proveito disso. Quais novas ferramentas, tecnologias ou plataformas você pode usar? Existem maneiras de otimizar as operações? Melhorar o suporte ao cliente e as experiências do cliente? Otimizar a aquisição de leads? De que ferramentas você realmente precisa? O que é apenas cotão e sobrecarga desnecessária?

A análise crítica o ajudará a identificar em que você deve investir agora, o que deve cortar e para onde seu setor está se movendo no futuro. Não fique para trás e continue com o status quo. Seus negócios crescerão se você envolver os clientes de maneira proativa de novas maneiras e retê-los por meio de excelentes experiências.

Dito isso, gostaríamos de compartilhar 12 tendências de marketing digital para 2020 que você deve observar:

 

1. Chatbots decolam

Muitas empresas continuarão usando um chatbot, são programas de software eficazes que interagem com visitantes e clientes do site. Os chatbots se comunicam naturalmente com as pessoas que visualizam o site e podem responder suas perguntas em tempo real.

Os chatbots usam interações verbais ou janelas de bate-papo para ajudar os usuários da web a encontrar o que estão procurando.

Contratar um indivíduo para monitorar e se comunicar com os visitantes em seu site pode ser caro, mas os chatbots economizam custos, respondendo a perguntas comuns em seu nome. E, posteriormente, os clientes tendem a apreciar o serviço personalizado e a responder rapidamente às suas perguntas.

Benefícios adicionais do uso de chatbots no marketing digital

Economizam tempo: ao contrário dos humanos, um chatbot pode fornecer respostas rapidamente para todos os tipos de perguntas. E respostas rápidas significam que os clientes podem tomar decisões mais rapidamente.

Aumenta a satisfação do cliente: Ao contrário dos humanos, o chatbot não precisa de tempo para descansar. Sempre que o cliente deseja informações, está na ponta dos dedos. E como o chatbot responde com mais precisão, suas taxas de conversão de vendas também aumentam.

Mostra bom humor: um chatbot nunca é temperamental. Você nunca ouvirá os clientes reclamarem por terem sido rejeitados. Eles são imparciais, claros e informativos – todas as qualidades que fazem com que seus clientes se sintam à vontade.

 

2. Mais marcas usam aplicativos de mensagens privadas para se conectar diretamente

À medida que 2020 se aproxima, muitas empresas começarão a mudar seu foco sobre como usar melhor os aplicativos de mensagens privadas. Aplicativos para smartphone como WhatsApp, Viber e WeChat já ganharam enorme popularidade. Em vez de usar e-mails, empresas de ponta estão adotando o uso de aplicativos particulares e de grupos de mensagens particulares.

As principais marcas já estão passando por experiências na monetização de aplicativos de mensagens e, em breve, os clientes poderão pagar pelos produtos diretamente através de aplicativos de mensagens. Enviar e receber dinheiro será muito mais fácil.

Alguns aplicativos como o WeChat Pay já fizeram progressos significativos para facilitar o pagamento on-line; Os usuários do WeChat, Venmo e PayPal já estão adquirindo o hábito de usar esses tipos de aplicativos para transferir dinheiro para seus colegas.

 

3. O SEO de próxima geração está aqui

No momento, muitas mudanças diferentes estão ocorrendo no setor de mecanismos de pesquisa e as atualizações estão acontecendo constantemente. Essas alterações afetaram profundamente os resultados da pesquisa do usuário.

Mais notavelmente, a atualização do BERT do Google causou um grande impacto no mundo do SEO. A abreviação BERT significa Representações do codificador bidirecional dos transformadores. É um algoritmo de aprendizado profundo relacionado ao processamento de linguagem natural. O Google está se esforçando para tornar seu mecanismo de pesquisa mais inteligente e melhorar sua capacidade de entender as complexas nuances da linguagem e a intenção do pesquisador. Segundo o Google, o BERT afetará consultas de pesquisa complicadas que dependem do contexto.

Eis o que o Google diz: ”Bem, aplicando os modelos BERT aos snippets de classificação e destaque na Pesquisa, podemos fazer um trabalho muito melhor, ajudando você a encontrar informações úteis. Particularmente para consultas mais longas e com mais conversação ou pesquisas em que preposições como “para” e “para” importam muito para o significado, a Pesquisa poderá entender o contexto das palavras em sua consulta. Você pode procurar de uma maneira que pareça natural para você. ”

O que o BERT significa para você?

Se o seu site estiver mal escrito e não tiver clareza, você poderá observar uma diminuição no tráfego. Não há uma solução ou tática rápida para reforçar as classificações. Em vez disso, lembre-se de que seu site é para pessoas, não apenas para algoritmos. Pense em por que as pessoas acessam seu site. Qual é a intenção deles? Agora, responda às perguntas o mais claramente possível e organize as informações de maneira lógica. Quando você escreve para as pessoas, verá sucesso.

Todo novo algoritmo traz benefícios ou problemas diferentes, dependendo de como você o vê. Como sempre, as atualizações do algoritmo do Google concentram-se em melhorar a experiência de pesquisa e oferecer às pessoas a melhor resposta possível para suas perguntas.

Portanto, você verá em 2020 e além disso que a qualidade dos resultados da pesquisa terá bons resultados.