Você sabe quais são as principais causas de incêndio no Brasil?

Você sabe quais são as principais causas de incêndio no Brasil?

Os incêndios são uma das principais ocorrências de acidentes domésticos no Brasil. Esta é uma situação de emergência muito temida, já que caso aconteça, pode comprometer a estrutura do imóvel, gerar prejuízos incalculáveis e ainda levar vidas.

Apesar dos incêndios serem temidos, muitas pessoas não têm os cuidados necessários para evitar um acidente como este. Grande parte da população são imprudentes e pensam “isso nunca vai acontecer comigo!”, porém todos estão suscetíveis a essa situação e caso aconteça, o estrago pode ser grande.  

 

As principais causas de incêndio no Brasil 

 

O fogo é muito usado nos lares, como para cozinhar, por exemplo.  Porém quando ele fica fora de controle, pode se tornar em um incêndio, que é capaz de tirar muitas vidas e destruir rapidamente o seu maior bem material. 

Como vamos citar no texto, são situações do dia a dia que podem causar tantos problemas, então a atenção precisa ser redobrada por toda a casa.

 

Crianças brincando com o fogo

 

Você sabia que grande parte dos incêndios no Brasil são causados por crianças? Brincadeiras com fósforos, fácil acesso ao fogo, soltar balões e outras atividades podem ser extremamente perigosas não somente para os pequenos, mas para todos da casa! 

Ficar de olho nas crianças pode parecer algo básico a ser feito, porém um instante de descuido pode causar um grande acidente. 

 

Hábitos na cozinha

 

A desatenção na cozinha é um fator que causa muitos acidentes. Deixar os alimentos mais tempo do que deveriam fritando ou cozinhando, esquecer o óleo e aquecê-lo em excesso, entre outras atitudes podem iniciar um incêndio. 

Além da falta de atenção ao cozinhar, existem outros hábitos na cozinha aumentam as chances de incêndio,  como esquecer o fogão ligado ao sair, colocar uma cortina próxima das bocas do fogão etc.

Por esses motivos, a atenção neste cômodo da casa deve ser mais do que redobrada. Como também já foi dito, deixar as crianças sem acesso ao fogo, principalmente na cozinha, é muito importante. 

 

Problemas na rede elétrica

 

Este é um problema recorrente que causa muitos acidentes e, infelizmente, um dos mais destrutivos. Isso porque os fios ficam dentro das paredes ou mais escondidos pela casas e pegam os moradores de surpresa. 

Uma das causas de acidentes na rede elétrica é a fiação antiga, que começa a descansar ou ficar com mal contato, o que pode produzir faíscas e começar com o fogo.  

Outra causa de incêndio é a sobrecarga na rede elétrica da casa. Quando muitos aparelhos elétricos são ligados ao mesmo tempo em uma só tomada pode gerar um curto circuito. Essa é uma das principais causas de incêndio no mundo. Situação que pode se agravar com os “gatos” na rede elétrica da casa. 

 

Vazamento de gás

 

A maior parte da população brasileira usa forno e fogão a gás e o vazamento deste material pode ser fatal. Isso porque, um pequeno vazamento pode gradualmente acumular uma concentração explosiva de gás. 

Como evitar incêndios

 

Como foi dito, um incêndio é um acidente perigoso que pode gerar grandes perdas a uma família. Além dos cuidados que citamos ao longo do texto, há diversas formas de prevenir essa situação e lidar com ela de forma segura caso aconteça. 

Por mais que seja impossível anular por completo o risco de que um incêndio ocorra, é possível se prevenir, tomar certos cuidados e ficar atento aos sinais na rede elétrica e vazamento de gás, por exemplo. 

 

Como saber se a rede elétrica está sobrecarregada

 

O recomendado é não ligar vários aparelhos em uma só tomada, por meio de extensões e benjamins. Caso aconteça, um dos sinais clássicos de sobrecarga de energia é quando a luz de uma lâmpada fica fraca, então se atente a este sinal e tome as medidas necessárias o mais rápido possível se percebê-lo. 

Faça a manutenção da rede elétrica periodicamente para evitar que a fiação envelheça e descasque como foi dito. 

 

Vazamento de gás

 

Esse é um acidente muito perigoso, já que pode causar explosões. Se você sentir o cheiro de gás pela casa, não ligue as luzes! Abra as janelas e portas e deixe a ventilação entrar. 

 

Proteção contra incêndios 

 

Não é comum que as pessoas tenham extintores, alarmes, saídas de emergência, entre outros equipamentos, em casa. Porém as medidas da proteção passiva (PP) são perfeitas para os imóveis residenciais. 

A PP é um conjunto de soluções que tem como objetivo ganhar tempo para as pessoas evacuarem o local e não prejudicar a estrutura do imóvel, evitando grandes perdas.  

As medidas da proteção passiva evitam a propagação. Uma das suas soluções é o enclausuramento da rede elétrica, fazendo com que caso haja um curto circuito o fogo fique somente nos dutos e não se espalhe pela casa. Além da aplicação de produtos para que os seus móveis resistam ao fogo e não ajude a espalhar as chamas. 

Esses são alguns dos benefícios da proteção passiva que pode te ajudar e muito na prevenção de incêndios.